SóProvas


ID
1901440
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

      O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

       Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

      Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

      Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

      Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

                    Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 

O segundo, o terceiro e o quarto parágrafos do texto 1 têm a função de:

Alternativas
Comentários
  • "Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias..."

    O começo do segundo parágrafo responde a função do segundo, terceiro e quarto parágrafo!

    Letra e)

  • Entendo ser a letra "D", pois não seria possível eu imaginar que o autor do artigo esteja explicitando o conteúdo de um livro que não conheço. O livro poderia conter muito além do que o mencionado nos referidos parágrafos.

  • Gabarito Letra E.   Primeiro paragrafo foi citado o livro The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora).

    Segundo parágrafo já começa falando do assunto:  Para Topol, o futuro está nos smartphones

    Terceiro,  continua falando sobre o futuro e as funções do aparelho:  Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas.

    Quarto fala sobre o efeito: diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões

    Quinto: o autor Coluna Hélio Schwartsman finaliza concordando e descordando quando coloca: masacho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. (mostra adversidade ideia contraria, já diz o ditado a verdade estar sempre depois do "mas")  

  • Do dia da prova até agora, vejo que a A também poderia estar certa...

  • Têm questões muito subjeitvas, optei pela D pois abrageria o todo. Pelo menos foi o que interpretei no dia...

  • A) Incorreto. Alguns acontecimentos citados são uma antevisão e não realidade. Ao dizer que: "o futuro está nos smartphones..", "está para chegar.." e outros verbos no futuro o texto demonstra isso.

     

    B) Incorreto. Em nenhum momento o autor fez juízo de valor do livro. Apenas o citou.

     

    C) Incorreto. Não conhecemos o livro de Topol para saber se toda a obra foi resumida nos três parágrafos

     

    D) Incorreto. Até poderia. Mas isso só fica claro no quarto parágrafo. No segundo e no terceiro não há nada que justifique claramente o título do texto.

     

    E) Correto. Explicitar significa tornar claro, visível. E está correto. No primeiro parágrafo o texto cita o autor e a obra e nos parágrafos seguintes trás as ideias do livro. Marcas do texto como: "Para Topol...", "diz Topol..." e "assegura o autor..." compravam isso.

     

  • Todo texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante ver a fonte do texto para entender as características de sua finalidade. No caso em questão, o texto é uma avaliação de um livro, feita por um colunista, o qual indica esse livro aos leitores de sua coluna, após suas observações, o que se comprova na conclusão: "Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina."

    Dessa forma, os 2º, 3º e 4º parágrafos desenvolvem a introdução. Portanto, ele chegou à conclusão (indicar o livro aos seus leitores) após citar o conteúdo do referido livro para nós, "leitores" de sua coluna.

     

  • GABARITO: "E" 

    Dúvida entre "A" e "E"

     

        Sobre a Letra "A": demonstrar que a revolução já é uma realidade; marquei como correta.

     

    Aqui está: 2º§, linha 1: O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso; ok

                    2º§, linha 2: Já é possível, por exemplo, fotografar (...) ok

                    3º§, início: Está para chegar ao mercado (...) FUTURO 

                    4º§, início: fará com que as pessoas (...) FUTURO

    Entendi que está incorreta pq apenas o 2º § demonstra que a revolução já é uma realidade.

     

         Sobre a letra "E": explicitar o conteúdo do livro citado. GABARITO

    Explicitar significa tornar explícito, claro. É o que acontece em todos os parágrafos mencionados.

     

     

    Paciência. Estudem. Não desistam.

  • Lídia ☕, perfeito!!!

    Obrigado!!!

  • Manual de telepatia para interpetação de texto voltada para FGV. Se alguém tiver, por favor, me mande!

  • Aí vc esta quase se conformando q a "A" n está certa e a próxima questão da prova (q633812) diz: "O título do livro de Topol JÁ MOSTRA UMA REVOLUÇÃO". 

    .

    é meu povo do TRT, saudades da FCC.

  • "Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica."

     

    O demonstrativo faz referência clara ao anteriormente citado, e o que foi anteriormente citado? As opiniões do autor, por consequência, o livro.

     

    Ps: Ro, obrigado pelo spoiler da próxima questão kkkk

  • O triste da FGV é que em lgumas questões você deve levar em consideração somente os parágrafos citados no enunciado, em outras é preciso olhar todo o texto.

  • Explicação -> Ação de fazer entender algo já apresentado;

    Explicitação -> Ação de revelar algo, torná-lo conhecido;

    Exemplificação -> Ação de ilustrar, representar ou confirmar alquilo que está falando.

  • Bom dia futuros servidores! Já acordo resolvendo questões de Português e xingando essa banca!

    Na questão seguinte ele pega o mesmo fragmento e diz que "já é uma revolução'.

    Já me conformei com o fato de que com a FGV sempre haverá questões que nos induzirão ao erro mesmo... :(

  • Já que o conteúdo do livro poderia ser explicitado em três parágrafos, o autor perdeu tempo escrevendo um livro inteiro kkk

    Era só chamar a FGV e esse cara aí da Foice de São Paulo rs

    Deve ser legal ver a cara desse pessoal que argumenta esses gabaritos absurdos aqui depois que a banca troca o gabarito kkkk

  • SERIA MAIS INTELIGENTE SE CADA UM DE VOCES RESOLVESSEM CHAMAR UM PROFESSOR DA PLATAFORMA PARA ESCLARESCER O GABARITO, EM VEZ DE CADA UM COLOCAR UMA RESPOSTA DE ACORDO COM O QUE CONVEM, POIS A BANCA ACEITA É A RESPOSTA DA BANCA, E NÃO QUESTÃO DE CUNHO PESSOAL, POR ISSO SER DE MULTIPLA ESCOLHA....SE É QUE CONSEGUEM ENTENDER COMO FUNCIONA UM ESTUDO PRODUTIVO PARA CONCURSOS...

     

  • Quando eu penso que peguei o jeito da banca...

  • Fiquei em dúvida entre a letra C e E, mas o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Pela leitura dos parágrafos, dá para perceber que o autor emite criticas sobre o texto, logo, acredito que poderia ser considerado como um resumo critico. Então, conclui que a melhor alternativa realmente é a E...

  • GABARITO E

    confesso que fiquei em dúvida com a A

  • To sofrendo pra aprender a "pensar como a FGV", é incrível como a banca tem uma forma de interpretação que vc parece que precisa adivinhar as questões no lugar de interpretar e responder. Eu que já estava no patamar de acertar 90% em português na Cespe, regredi total para acertar 20% com a FGV

    :(... vida que segue. Desistir jamais!

  • Para entender melhor o porquê da resposta ser letra e, cabe entender a seguinte diferença:

    "Não confunda explicação X explicitação X exemplificação. A explicação é a ação de fazer entender algo já apresentado; a explicitação é a ação de revelar algo, torná-lo conhecido; a exemplificação é a ação de ilustrar, representar ou confirmar aquilo de que está falando." Fernando Pestana

    Ps: peguei esse trecho de algum colega em outra questão, não foi uma pesquisa feita por mim! Sugiro que vocês a copiem e a ENTENDAM, pois questões que cobram esse entendimento são MUITO frequentes na FGV. "Conversem" com a questão quando tiver alguma alternativa com "explicação, explicitação ou exemplificação". JURO que vai facilitar, poque antes de entender eu errava todas.

    Deus no comando, persistência e constância e nosso nome vai estar no Diário Oficial em breve.

  • GAB.E - explicitar o conteúdo do livro citado.

    Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias"

    "...Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol..."