SóProvas


ID
1901443
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

      O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

       Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

      Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

      Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

      Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

                    Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 

De acordo com o texto 1, o título do livro de Topol – O paciente vai vê-lo agora – já mostra uma revolução, pois:

Alternativas
Comentários
  • A questão diz que a resposta está no título do texto: De acordo com o texto 1, o título do livro de Topol – O paciente vai vê-lo agora – já mostra uma revolução, pois: paciente vai vê lo agora., ou seja, MÉDICO E PACIENTE INVERTEM AS POSIÇÕES.  Lembrando que o comando da questão nos remete ao título  e não ao desenvolvimento do texto.

  • Oh Adriana! Todo mundo espera inferir algo do texto, procura ver as conotações e a banca vem e coloca o entedimento direto, denotativo da expressão. Assim quebra a biscicletinha do candidato. Pensei muito para fazer essa questão.

  • Se o comando da questão não inclui-se o "De acordo com o texto 1," eu até aceitaria a alternativa c) como certa.

  • O título diz: " O paciente vai vê-lo agora"...O texto diz: "...É o momento, assegura o autor, de AMPLIAR A AUTONOMIA do paciente..." Não necessariamente inverter as posições entre médico e paciente...Complicado!

  • Banca fulera essa é a pior banca que existe.

  • Em inglês essa frase é conhecida de outra forma: The doctor will see you now, talvez por isso o título seja irônico, pela inversão do termo doctor para patient.

    Mas, sem saber inglês, já dava para sacar: o texto diz que os pacientes terão mais autonomia, vão administrar a própria saúde. Ou seja, uma inversão nos papéis.. o médico não terá um valor principal nessa relação, e sim secundário. E a única alternativa que fala sobre essas duas relações - médico e paciente -  é a letra C. (não é o médico que vai fazer os exâmes em você, e sim você é quem vai levar para ele as suas examinações/avaliações, ele apenas vai te passar a receita médica, o atestado, enfim, o que somente ele poderá assinar)

  • Discordo do gabarito!!

    A meu ver, inverter posições significa médico virar paciente e paciente virar médico...

    O texto deixa claro que o paciente terá sim maior autonomia sobre sua saúde recorrendo menos ao médico, porém em nenhum momento o médico deixou de ser médico - concordam? Se fosse apenas o título do livro de TOPOL beleza, mas ao ligar com o texto ("de acordo com o texto") não há nada que indique a inversão de papéis. É certo que o paciente agirá como médico ao se auto diagnosticar, o que já acontece nos dias atuais ao usar o google...mas dizer que o médico passará a ser um paciente...interpretação forçada - não acham?    

  • Muita confusa a questão e eu também rsrsrs não vejo inversão de posições nenhuma mas.... vai entender.

  • Ok, é o médico que assiste o paciente e não o oposto, contudo dizer que o paciente vai "Ver" o médico não significa inverter posições, pois é comum também quando um paciente vai ao médico dizer: vou "Ver" o médico. Inverter posições é trocar os papéis, o médico se tornar paciente e o paciente médico. Alta subjetividade nessa questão. FGV  sendo FGV.

  • Excelente comentário da Adriana Villas-Bôas! Respondi examinando dessa mesma forma!

  • Errei a questão, mas concordo com o comentário da Lídia. Tem a ver com uma expressão idiomática, também usada por aqui, proferida pelas secretárias dos médicos. A ironia do título reside nesse trocadilho, a partir da independência dos pacientes. Questão capciosa, não obstante nada absurda...

  • Errei a questão e não concordo com o gabarito e nem com os comentários q defendem o mesmo. Não há no texto nada que justifique essa resposta. Para haver inversões de papéis, não só o paciente estaria no lugar do médico como tbm o médico deveria estar no lugar do paciente. Por eliminatória marquei a A.
  • Não concordo com o gabarito..

    Vilmer Matos achei coerente sua opinião, Tbm marquei A

  • Dica para gabaritar a FGV:MARQUEM A ALTERNATIVA MAIS ABSURDA!

  • É complicado entender o gabarito, mas acredito que o brasileiro tem mania de se autodiagnosticar e automedicar-se, a tecnologia vai aumentar isso.Porém da mesma forma vai procurar o médico para a segunda opinião, mais informação maiores medos.Mas o título é bastante revelador

    O médico vai vê-lo agora, coloca o paciente como dono da agenda;algo bem distinto do que ocorre hoje. Isso com certeza no pressuposto de que as pessoas irão com menor frequência ao médico, deixando-o ocioso. Por outro lado, com mais tempo livre, alguns arranjarão mais pacientes, enquanto outros aproveitarão para as especializações.

    A mim o gabarito está correto. Talvez porque não ficou na subjetividade da FGV, mas como interpreta-se o título e parte da proposta do livro.

  • Sigo a linha de raciocínio da colega Adriana Villas-Bôas, a questão afirma que a resposta está no título. O que o texto aborda é uma revolução. Revolução é um acontecimento que quebra um paradigma, por concordância a inversão de posições entre médico e paciente, aliados a ironia do título, é presumível que o gabarito seja a letra C, mesmo que em nenhum momento do texto o autor citado afirma que ambos troquem as posições.

  • Deve ter poder de advinhação, imagine na hora da prova

  • No meu entendimento a banca interpreta que a ordem natural seria o médico ir até o paciente e não ao contrário.

     

  • Misericódia pai !

  • Fgv tentanto ser Cespe, é triste.

  • Demorei muito para responder essa questão, em situação de prova muito dificilmente acho que acertaria. Mas marquei a letra C por perceber que ao longo do texto ele vai citando causas que levariam os pacientes a terem maior autonomia, como quando ele cita que os enxames serão mais precisos e que se você adquirir alguns equipamentos a exatidão ficará maior que a de um médico. 

     

    Ou seja, o paciente terá tantas ferramentas com o smatphone que o possibilitará ter mais precisão que o médico, assim, podemos deferir que o médico que vai passar a ser consultado pelo paciente. Outra maneira que achei de chegar a essa resposta foi analisar a quem o pronome estava se referindo: "o paciente vai vê-lo agora" quem vai sofrer a ação de ser visto pelo paciente? Os médicos.

  • Inverter as posições? O paciente vai fazer o papel de médico, até aí tudo bem. Mas inverter significa que o médico passa a fazer o papel de paciente. Esse é o absurdo da questão que me levou a marcar a alternativa A.

  • Só pelo título e por uma interpretação seca vamos direto na letra C. Mas ao analisar o texto, não há menção de uma INVERSÃO.

    Talvez o "inverter posições" (mudança da ordem natural)  esteja se referindo ao comportamento do paciente e do médico. Sabe-se que, o médico é mais ativo que o paciente em um atendimento. O paciente é geralmente passivo, um ouvinte.

     

    Com a inversão de posições: 

    Paciente - atitude mais ativa, em posse de todas as informações que antes seriam dadas pelo Médico.

    Médico - atitude mais passiva, já que o paciente já chegaria com todas as informações.

     

     FGV e esse seu português!! Ainda tentando entender as nuances dessa banca.

  • O normal seria dizer:  "O médico/doutor vai vê-lo agora"   não é?

    Então, de acordo com o texto 1, o título do livro de Topol –"O paciente vai vê-lo agora" – já mostra essa inversão ... pena que só percebi depois de ter errado kkkkk

  • Fui no texto e não no título. Marquei A.

  • Gente, a FGV muitas vezes nao trabalha com questao correta e sim com a mais adequada para o contexto. 

     

  • O enunciado da questão pede a interpretação do título do livro citado no texto e não do texto em si. Esse é o ponto de partida para resolver a questão.

  • Discordo, GILMAR SILVA, pois o enunciado já inicia com "De acordo com o texto...".

  • que viagem esse gabarito. Nao vou discutir com a banca, mas a resposta correta é a d

  • A resposta está no no próprio comando da questão. A FGV realmente é peculiar, muita leitura e atenção para acerta as questões. ( O título do texto já inverte as posições entre médico e paciente - revolucionário)

  • A unica coisa que foi invertida foi o gabarito de D para C 

     

    Examinador doente 

  • é a banca que vai te MASSACRAAAR!!! VÁRIAS VEZES!!! EM RACIOCINIO LINGUIÍSTICO!!!

  • GABARITO: LETRA C

    O paciente vai vê-lo agora – é um revolução, pois há uma inversão nos papéis.

    Estamos acostumados com "o médico vai vê-lo agora", e não o contrário.

  • Não tem nada de inversão aí, em momento algum se diz que o paciente está atentendo o médico. A ideia do autor do texto não é essa. Gabarito é letra D, banca doente!

  • The Patient Will See You Now = O paciente verá você agora.

    Verá quem? O médico.

  • Pessoal que diz ser a letra D. Conseguem mostrar no texto? Não vislumbro isso.

  • " The doctor will see you now" é uma frase muito utilizada na lingua inglesa, quem vê muita série e filmes americanos sabe bem disso. Ficou mole acertar essa por isso,pra quem teve essa sacada!

    Não tem nada a ver com inverter os papéis na vida dos médicos e pacientes, ou com o resto do texto!! a inversão se trata puramente da frase isolada, e de fato acontece, mas isso vai um pouco pro lado da cultura geral!!

    Hate the game, not the players!!

  • FGV Port gêneros textuais

    A banca delimita "o título do livro de Topol – O paciente vai vê-lo agora – já mostra uma revolução" e o título é uma inversão da frase "The doctor will see you now", logo, por mais estranho q pareça, era isso q a banca queria como resposta.

  • Eu extrapolei o título e parti para o texto, fui seca na A e perdi a sutileza da letra C.

  • Em momento algum inverteram os papeis . medico continua medico e paciente - paciente .

  • Quem nunca ouviu a frase: " O médico vai vê-lo agora"?

    GAB.C