SóProvas


ID
1901446
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

      O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

       Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

      Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

      Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

      Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

                    Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 

O primeiro parágrafo do texto 1 mostra uma estratégia no tratamento do tema, que é partir:

Alternativas
Comentários
  • O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

     

    O parágrafo começa falando das profissões de modo geral (músicos, jornalista, carteiros etc). Depois ele fala de uma em particular: a de médico.

     

    Gabarito: B

  • Pensei neste mesmo raciocínio Marcelo, mas a letra c) fiquei encabulado e terminei marcando errado a resposta!

    Fiquei em dúvida entre a b) e c)

    Era bom um professor explicar porque a c) está errada!

     

     

  • Erick Martins, realmente, as alternativas B e C, são parecidas. Optei pela B, porque já respondi outras questões da FGV parecidas, e a resposta era do geral para o particular.

     

    Não tenho certeza, mas talvez a opção "Do todo para as partes" seria, por exemplo, se falasse de algo que não tem categorias, mas sim partes que o compoem.

     

    Por exemplo, eu falo de moveis( há varios tipos), depois falo de cadeira(um tipo específico). Então aqui seria do geral para o particular.

    Agora se eu começo falando de cadeira e depois falo das partes que a compõem (pé, apoio do braço), seria do todo(a cadeira) para as partes.

     

    Não vi isso em lugar algum, apenas refleti sobre a diferença e cheguei a esse raciocínio.

  • Marcelo e Erick, acredito que não pode ser 'do todo para as partes' porque o autor fala das profissões afetadas, de uma forma geral (músicos, jornalistas, carteiros) e depois comenta uma específica, a de médico, como você mesmo colocou, Marcelo.

    Imagino que a letra C estivesse correta se o autor falasse de profissões, e depois comentasse sobre cada uma delas.

    Vamos na fé.

     

  • tive o mesmo pensamento que Matheus Lima ..... A

  • Isso mesmo Marcelo e Sávio! Valeu pelo esclarecimento! Vai ajudar bastante o pessoal!

  • letra B) geral ao particular.

    Dica:  o inicio do texto fala de profissões ( geral)  e abaixo fala de médicos( especifico).

    Foi do geral ao particular. 

  • Essa questão não existe, ela não mede conhecimento!!

  • Acertei esta questão pois uma das técnicas de partir do geral para o particular é normalmente utilizada para os textos dissertativos argumentativos. Mas confesso que fiquei em dúvida com a letra "A" pois, há idéia de passado para o presente. Vejam:

    "O avanço da tecnologia afetou (passado) as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui (presente). " Indiquei para comentário do professor.

  • Geral: o avanço da tecnologia

    Particular: o livro do médico geek em questão, que fala sobre esse avanço, de forma específica.

  • Acertei a questão porque acredito que foi usado uma estratégia para destacar a profissão de médico que será atingida pelo avanço tecnológico. Partiu-se, primeiramente, do geral - profissões diversas - para uma específica que é o alvo do autor.

  • E fazendo questões da FGV que da vontade de desistir de ser concurseiro :'-(

  • Quem não está acostumado com essa banca (eu) está passando mal no Português
  • Achei a resposta no trecho que diz "As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico". Ou seja, foi citado várias profissões para chegar em uma específica, que é a de médico.

     

    GABARITO: B

  • Já fiz umas 400 questões de português da FGV e o meu desempenho só diminui... nunca tive problemas com outras bancas...

  • Pense em um PORTUGUÊS  que mais parece adivinhação!

  • Também sinto isso Fiilipe barcellos. Eu erro mais por não entender o que a banca está pedindo do que, por não saber a matéria. As vezes eu até entendo um pouco do assunto, mas do tipo que eles perguntam, parece que nunca vi aquele assunto na vida. :( 

  • A FGV usa argumentação lógica, por indução, ou seja, do geral para o particular, com uso de premissa oculta (silogismo). Quem estuda RLM, acha fácil esse tipo de questão.

     

  • ANALISANDO A QUESTÃO COM MUITA ATENÇÃO VOCÊ CONSEGUE CHEGAR NA RESPOSTA CERTA. VEJAM COM MUITA CONCENTRAÇÃO QUE NO PARÁGRAFO 1 TEM O SEU INÍCIO FALANDO SOBRE VÁRIAS PROFISSÕES E POR FIM CHEGA A DE MÉDICO- QUE NO CASO É O PARTICULAR.

    EM RESUMO: 

    * PRIMEIRO MOMENTO: GERAIS 

    * SEGUNDO MOMENTO: PARTICULAR.

     

    SE CONCENTRANDO E TENDO BASTANTE ATENÇÃO CONSEGUIMOS CHEGAR NA RESPOSTA CERTA. LETRA B.

  •         O avanço da tecnologia afetou as bases de BOA PARTE DAS PROFISSÕES (termo genérico). As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é O DE MÉDICO (termo específico) (...).

    Começou falando de uma série de profissões para, ao final, tratar especificamente a de médico.

    Gab.: B

  • 1. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. (GERAL)

    2. NO PRIMEIRO PARÁGRAFO O MÉDICO SE TORNA O NÚCLEO DO TEXTO, POR CONTA DE SER AINDA  A ÚLTIMA PROFISSÃO  DAS DEMAIS, POR CONTA DA TECNOLOGIA (ESPECÍFICO).

    GERAL  >>>>>>>   ESPECÍFICO

  • Também gostaria de saber o porquê de "do todo para as partes" não está certo...

  • Como em outros comentários que eu já vi, o lance da fgv é interpretação. Você não vai achar a CORRETA, e sim a MAIS CORRETA. Ou seja, tudo vai depender do contexto.

  • Pessoal, indiquem para comentário!!!!!!!!!!!!!!!!

  • ufa... de todas profissões para a profissão de médico.

  • Dá impressão que pelo gabarito ser : B , 

    quer dizer, geral: músicos, jornalistas, carteiros etc, e particular: médicos . 

    Indiquei pra prof. comentar!!!

     

     

  • Acerteeeeeeeeeeeei! Graças a Deus! \0/

    Fiquei em dúvida entre o geral e particular e todo e partes. Meu raciocínio foi o seguinte: O texto foi construído a partir do método dedutivo. Portanto só poderia ser do geral para o particular.

    Gabarito: B

  • Até hoje, a melhor explicação de uma professora do QC. Show!!!

  • Poxa.. vi uma relação temporal e nem o comentário da professora do QC sanou minha dúvida. Entendo que há uma relação do geral para o particular.. Mas também não caberia uma relação temporal? No primeiro período o autor usa um verbo no passado, dizendo como era antes. O avanço da tecnologia afetou as bases (...)

    Depois ele diz que até o presente momento "até aqui" a profissão de médico ainda era relativamente poupada, trazendo a discussão para o tempo presente.

    De repente a letra B pode até ser a mais certa, mas não entendo e não percebo porque a letra A estaria errada.

  • É exatamente isso San Bol, só que na verdade seria no começo citando profissões (de uma forma geral) e depois destaca uma específica, ou seja, aquela em particular de médico.

    Lembrando que a análise deve ser feita em relação ao tema, ou seja sobre a medicina, assim que podemos matar a questão.

  • Professora maravilhosa, tudo bem explicado, uma verdadeira aula!!!

    vale a pena ver o comentário completo.

  • Execlente aula da professora Jacira. Tudo esclarecido para qualquer questão FGV que envolva estratégia de tema do texto.

  • do geral para o particular; Na introdução apontou profissões depois estipula algumas profissões e depois específica só a profissão de médico ( hiperônimos( profissões) para o hipônimo( médico)

  • Verdadeira aula da Prof Jacira Fernandes.

  • Pensei em PROFISSÕES como TODO e músicos, jornalistas, carteiros, etc. como as partes.

    OOoo desgrama.. KKKK

  • HARDCORE.

  • E qual é a diferença da letra C ?

  • O erro da C é que não é o caso (da questão) de uma metonímia.

    Falar Bombril ao invés de lã de aço ou ainda Gilette ao invés de lâmina de barbear...seria um exemplo da parte pelo todo.

    • GAB.: B

    O trecho.: O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico., explicitam profissões (geral) e músicos, jornalistas, carteiros e médicos (particular), sendo uma base para argumentação

  • Mais conhecido como:

    Método Dedutivo >> do Geral para o Particular ( D.G.P)

    e também há o:

    Método Indutivo >> Particular para o Geral ( I.P.G)

  • a FGV gosta de abordar esse tipo de questão...

    Do geral para o particular;

    Do particular para o geral.