-
O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.
O parágrafo começa falando das profissões de modo geral (músicos, jornalista, carteiros etc). Depois ele fala de uma em particular: a de médico.
Gabarito: B
-
Pensei neste mesmo raciocínio Marcelo, mas a letra c) fiquei encabulado e terminei marcando errado a resposta!
Fiquei em dúvida entre a b) e c)
Era bom um professor explicar porque a c) está errada!
-
Erick Martins, realmente, as alternativas B e C, são parecidas. Optei pela B, porque já respondi outras questões da FGV parecidas, e a resposta era do geral para o particular.
Não tenho certeza, mas talvez a opção "Do todo para as partes" seria, por exemplo, se falasse de algo que não tem categorias, mas sim partes que o compoem.
Por exemplo, eu falo de moveis( há varios tipos), depois falo de cadeira(um tipo específico). Então aqui seria do geral para o particular.
Agora se eu começo falando de cadeira e depois falo das partes que a compõem (pé, apoio do braço), seria do todo(a cadeira) para as partes.
Não vi isso em lugar algum, apenas refleti sobre a diferença e cheguei a esse raciocínio.
-
Marcelo e Erick, acredito que não pode ser 'do todo para as partes' porque o autor fala das profissões afetadas, de uma forma geral (músicos, jornalistas, carteiros) e depois comenta uma específica, a de médico, como você mesmo colocou, Marcelo.
Imagino que a letra C estivesse correta se o autor falasse de profissões, e depois comentasse sobre cada uma delas.
Vamos na fé.
-
tive o mesmo pensamento que Matheus Lima ..... A
-
Isso mesmo Marcelo e Sávio! Valeu pelo esclarecimento! Vai ajudar bastante o pessoal!
-
letra B) geral ao particular.
Dica: o inicio do texto fala de profissões ( geral) e abaixo fala de médicos( especifico).
Foi do geral ao particular.
-
Essa questão não existe, ela não mede conhecimento!!
-
Acertei esta questão pois uma das técnicas de partir do geral para o particular é normalmente utilizada para os textos dissertativos argumentativos. Mas confesso que fiquei em dúvida com a letra "A" pois, há idéia de passado para o presente. Vejam:
"O avanço da tecnologia afetou (passado) as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui (presente). " Indiquei para comentário do professor.
-
Geral: o avanço da tecnologia
Particular: o livro do médico geek em questão, que fala sobre esse avanço, de forma específica.
-
Acertei a questão porque acredito que foi usado uma estratégia para destacar a profissão de médico que será atingida pelo avanço tecnológico. Partiu-se, primeiramente, do geral - profissões diversas - para uma específica que é o alvo do autor.
-
E fazendo questões da FGV que da vontade de desistir de ser concurseiro :'-(
-
Quem não está acostumado com essa banca (eu) está passando mal no Português
-
Achei a resposta no trecho que diz "As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico". Ou seja, foi citado várias profissões para chegar em uma específica, que é a de médico.
GABARITO: B
-
Já fiz umas 400 questões de português da FGV e o meu desempenho só diminui... nunca tive problemas com outras bancas...
-
Pense em um PORTUGUÊS que mais parece adivinhação!
-
Também sinto isso Fiilipe barcellos. Eu erro mais por não entender o que a banca está pedindo do que, por não saber a matéria. As vezes eu até entendo um pouco do assunto, mas do tipo que eles perguntam, parece que nunca vi aquele assunto na vida. :(
-
A FGV usa argumentação lógica, por indução, ou seja, do geral para o particular, com uso de premissa oculta (silogismo). Quem estuda RLM, acha fácil esse tipo de questão.
-
ANALISANDO A QUESTÃO COM MUITA ATENÇÃO VOCÊ CONSEGUE CHEGAR NA RESPOSTA CERTA. VEJAM COM MUITA CONCENTRAÇÃO QUE NO PARÁGRAFO 1 TEM O SEU INÍCIO FALANDO SOBRE VÁRIAS PROFISSÕES E POR FIM CHEGA A DE MÉDICO- QUE NO CASO É O PARTICULAR.
EM RESUMO:
* PRIMEIRO MOMENTO: GERAIS
* SEGUNDO MOMENTO: PARTICULAR.
SE CONCENTRANDO E TENDO BASTANTE ATENÇÃO CONSEGUIMOS CHEGAR NA RESPOSTA CERTA. LETRA B.
-
O avanço da tecnologia afetou as bases de BOA PARTE DAS PROFISSÕES (termo genérico). As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é O DE MÉDICO (termo específico) (...).
Começou falando de uma série de profissões para, ao final, tratar especificamente a de médico.
Gab.: B
-
1. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. (GERAL)
2. NO PRIMEIRO PARÁGRAFO O MÉDICO SE TORNA O NÚCLEO DO TEXTO, POR CONTA DE SER AINDA A ÚLTIMA PROFISSÃO DAS DEMAIS, POR CONTA DA TECNOLOGIA (ESPECÍFICO).
GERAL >>>>>>> ESPECÍFICO
-
Também gostaria de saber o porquê de "do todo para as partes" não está certo...
-
Como em outros comentários que eu já vi, o lance da fgv é interpretação. Você não vai achar a CORRETA, e sim a MAIS CORRETA. Ou seja, tudo vai depender do contexto.
-
Pessoal, indiquem para comentário!!!!!!!!!!!!!!!!
-
ufa... de todas profissões para a profissão de médico.
-
Dá impressão que pelo gabarito ser : B ,
quer dizer, geral: músicos, jornalistas, carteiros etc, e particular: médicos .
Indiquei pra prof. comentar!!!
-
-
Acerteeeeeeeeeeeei! Graças a Deus! \0/
Fiquei em dúvida entre o geral e particular e todo e partes. Meu raciocínio foi o seguinte: O texto foi construído a partir do método dedutivo. Portanto só poderia ser do geral para o particular.
Gabarito: B
-
Até hoje, a melhor explicação de uma professora do QC. Show!!!
-
Poxa.. vi uma relação temporal e nem o comentário da professora do QC sanou minha dúvida. Entendo que há uma relação do geral para o particular.. Mas também não caberia uma relação temporal? No primeiro período o autor usa um verbo no passado, dizendo como era antes. O avanço da tecnologia afetou as bases (...)
Depois ele diz que até o presente momento "até aqui" a profissão de médico ainda era relativamente poupada, trazendo a discussão para o tempo presente.
De repente a letra B pode até ser a mais certa, mas não entendo e não percebo porque a letra A estaria errada.
-
É exatamente isso San Bol, só que na verdade seria no começo citando profissões (de uma forma geral) e depois destaca uma específica, ou seja, aquela em particular de médico.
Lembrando que a análise deve ser feita em relação ao tema, ou seja sobre a medicina, assim que podemos matar a questão.
-
Professora maravilhosa, tudo bem explicado, uma verdadeira aula!!!
vale a pena ver o comentário completo.
-
Execlente aula da professora Jacira. Tudo esclarecido para qualquer questão FGV que envolva estratégia de tema do texto.
-
do geral para o particular; Na introdução apontou profissões depois estipula algumas profissões e depois específica só a profissão de médico ( hiperônimos( profissões) para o hipônimo( médico)
-
Verdadeira aula da Prof Jacira Fernandes.
-
Pensei em PROFISSÕES como TODO e músicos, jornalistas, carteiros, etc. como as partes.
OOoo desgrama.. KKKK
-
HARDCORE.
-
E qual é a diferença da letra C ?
-
O erro da C é que não é o caso (da questão) de uma metonímia.
Falar Bombril ao invés de lã de aço ou ainda Gilette ao invés de lâmina de barbear...seria um exemplo da parte pelo todo.
-
O trecho.: O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico., explicitam profissões (geral) e músicos, jornalistas, carteiros e médicos (particular), sendo uma base para argumentação
-
Mais conhecido como:
Método Dedutivo >> do Geral para o Particular ( D.G.P)
e também há o:
Método Indutivo >> Particular para o Geral ( I.P.G)
-
a FGV gosta de abordar esse tipo de questão...
Do geral para o particular;
Do particular para o geral.