SóProvas


ID
1901461
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

      O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

       Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

      Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

      Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

      Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

                    Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 

“Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina”.

Segundo esse segmento do texto 1, pode-se inferir que o texto de Topol pertence ao seguinte modo de organização:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia.

    Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.

    Para que a argumentação seja convincente é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos.

     

    http://www.infoescola.com/redacao/argumentacao/

  • Quando respondi essa questão, eu errei. Acabei marcando a letra A) informativo. Pois pensei: "o autor está nos informando das novas tecnologias".

     

    Foi depois de ver o gabarito, que me atentei para a seguinte parte: “Para Topol, o futuro está nos smartphones. "

     

    Ou seja, o futuro está nos smartphones segundo "a opnião de Topol". Se há opnião, o texto é argumentativo.

     

    Gabarito: C

  • Marcelo, pior é que o x da questão acredito que nem seja esse, mas o fato de o enunciado pedir a inferência relacionada ao texto de Topol, e não da Coluna Hélio Schwartsman, de fato.

    Também marquei A.

    Vamos na fé.

  • Fui também na do SÁVIO!!! Alguém entrou com recurso?

  • * ALTERNATIVA CERTA: "c".

    ---

    * JUSTIFICATIVA: “Para Topol, o futuro está nos smartphones (lança-se uma tese). O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina (expõem-se evidências para defendê-la)”.

    ---

    Bons estudos.

  • Por esse fragmento da questão não dá para distinguir se argumentativo ou informativo. Conclui-se que é argumentativo neste fragmento: "Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina."

  • Pelo que o colunista falou, o livro de Topol não é apenas uma lista sobre novidades da tecnologia, o autor faz previsões do tipo "hospitais caminhem para uma rápida extinção". Logo, ele se utiliza de argumento para conduzir o leitor a essa certeza.

  • e um texto disertativi opinativo com passagens narrativas ,

    logo :argumentativo.

  •  Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera.

    Opnião pessoal: argumentativo.

     

  • Tem gente aqui nos comentários explicando a questão com base na leitura do texto inteiro, cuidado, quando a FGV pedir a análise segundo o trecho, ESQUEÇAM o que leram antes e analisem apenas o que a banca quer, ela bola muita pegadinha com isso.

  • "que terão grande impacto sobre a medicina" É uma opinião do autor. Uma ideia que será defendida nos parágrafos seguintes. Por isso: texto argumentativo

  • Texto descritivo: reproduz uma realidade estática, sem movimento. Exemplo: fotografia.

    Texto narrativo: reproduz uma realidade dinâmica, em que o tempo passa.

    Texto dissertativo ou argumentativo : discorre sobre um tema.

    Texto injuntivo: prescreve, orienta, aconselha. Exemplo: leis, manuais de instrução.

  • É tão bom quando eu marco a alternativa errada e em seguida depois de pensar direito acabo mudando e acertando a certa.

  • "Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que,..." 

    Gabarito: C

  • Se for para fazer comentário errado é melhor ficar quieto.

    CUIDADO! A questão pede claramente que ''segundo esse segmento do texto é possível inferir''. A maioria das pessoas estão pegando segmento que NÃO É O QUE A BANCA PEDIU para explicar a questão.

  • Questão pedreira!

    Para Topol... então é na opinião dele que o futuro da medicina está nos smartphones. Ele vai ter que "batalhar" nos argumentos para convencer o leitor de seu ponto de vista.

  • Questão pedreira!

    Para Topol... então é na opinião dele que o futuro da medicina está nos smartphones. Ele vai ter que "batalhar" nos argumentos para convencer o leitor de seu ponto de vista.

  • Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina”.

    Fácil.

  • argumentativo. O fragmento apresenta um opinião pessoal do autor. Ele usa modalizadores, para defender a tese de Topol.

  • ô banquinha miserê

  • FGV Port gêneros textuais

    Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina”.

    Se é a OPINIÃO dele, pode ser argumentativo!

  • Gab: C - Argumentativo, "Para Topol..." logo, OPINIÃO do AUTOR = TEXTO ARGUMENTATIVO.

  • O autor nos coloca...

  • "incríveis tecnologias" -> incríveis pra quem ?

  • Na penúltima linha: (...) "MAS ACHO QUE" (...) = Modalizador (pessoalidade) = Típico de texto ARGUMENTATIVO.

    Bons estudos.