SóProvas


ID
1901464
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

      O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

       Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

      Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

      Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

      Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

                    Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 

“Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais”.

O exemplo citado tem por função textual:

Alternativas
Comentários
  • Como a maioria, marquei a letra D.

     

    Na minha opiniao, fica clara a intenção de citar alguns avanços:

     

    “Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo (...)

  • Também marquei D.

    Não sei se esse é o caso de questão "alternativa menos errada ou mais certa", pois analisando as alternativas, B, C e D, por exemplo, também podem ser corretas.

    Vamos na fé.

  • É necessário analisar a frase anterior. Porém, mesmo fazendo isso, há dúvida entre as opções B e C:

    O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa (TECNOLOGIAS INCRIVEIS, OPCAO "B")  e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais (IMPACTO SOBRE A MEDICINA, OPCAO "C").

     

  • Ao utilizar a palavra "por exemplo"  que é uma palavra denotativa você corrobora as ideias citadas no seu texto, ou seja, você comprova que aquilo que foi dito existe. Ela é usada para exemplificação, explanação ou explicação.

    Por esse motivo a alternativa correta é a alternativa B.

     

  • Não vejo como a "B" é a correta. Sei lá. 

    Pra mim é "D". Como exemplo, ele cita alguns exemplos já existentes, a fim de demonstrar que o futuro da medicina está se aproximando. 

  • Questiono até a estratégia de tentar marcar a menos errada, visto que a resposta poderia ser quaisquer dessas alternativas. Fazer o quê...

  • MARQUEI A LETRA D) como eu e a maioria na lógica marcou a letra D) quando dá o exemplo fotografar pintas suspeita .. marcar exemplos de q surgiram avanços.

    A MAIS CERTA.. E A MENOS CERTA... NÉ COM FGV..

    Mas, a letra B ) comprovar a existencia de incriveis tecnologias ... ONDE HÁ (....)  as imagens a um algoritmo q as analisa e diz com mais precisão ( pode ser tb...)

  • "O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias", é só ler. 

  • Indiquei para comentário. Não sei como não errar uma questão destas se cair de novo. Para mim, parece não ter técnica, só sorte mesmo.

  • Comprovar é foda. Não comprova nada.

  • D tb.

  • as questões da FGV são "na interpretação do examinador"...

  • Boa noite

    Comprovar o quê? Para tanto é preciso haver dúvida , algo que não ocorre no texto , para , depois , em face do apresentado , sim, ser corroborado.

    Como está em fase de recurso , deve ser anulada ou corrigida para alternativa D) . Essa afirma que há ' avanços ' ,  o que realmente ocorre ! 

  • Interpretação FGV.

    É preciso se especializar nessa disciplina à parte! 

     

  • Se for seguir o mesmo raciocínio da letra B então a letra A esta correta também que venhamos e convenhamos não vejo nada de incrível em fotografar uma pinta e ter repostas do que aquilo pode ser se fosse comigo iria sempre ficar com pé atrás pois softwares também falham. Incrivel mesmo seria se em nossos celulares tivessem sensores a laser que curasse as anomalias isso sim seria incrível .... 

  • Indiquei para comentário do professor.

    Também marquei alternativa "D"

    Daniele Araújo, concordo com você quando diz que o texto traz claramente que o autor nos coloca a par de incríveis tecnologias . Mas isto não justifica a alternativa correta ser a "B", pois, isto não comprova nada (como disse Gilberto Martins). 

    “Já é possível, por exemplo, .....trata de uma possibilidade entre tantas outras tecnologias citadas no texto. Afff

    Aguardemos o comentário do professor....

  • A questão pede a função textual. A partir do momento que o autor seleciona um exemplo concreto, que não é uma possibilidade, mas uma realidade da tecnologia, o exemplo dado deixa de ser algo que meramente cita para ser um recurso textual que comprova que o autor pode ter razão a respeito do futuro.

  • Olá! Tbm errei a questão... Tenho mt dificuldade em interpreração, ainda mais FGV. Mas ao ir e voltar várias vezes ao texto, concordo com o gabartito, pois no 2 parágrafo encontra-se a afirmação de que já há incríveis tecnologias. E o segmento pedido na questão retoma e confirma que, de fato, já existem as tais tecnologias. Dei mole!!! Rsss

    2p. Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

  • Indiquem para comentario.Fico possesso com questões de interpretação textual da Fgv.Vamos lá é o jogo.

  • marqui a B

  • Quando o prof Alexandre Soares diz no cometário que algumas questões exigem que o candidato tenha uma conexão com Jesus, me sinto menos mal ao errar. 

  • Não senti dificuldade nessa questão. Vejamos.

    "O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias ... "

    Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as...".

    A segunda frase no próprio texto é sequência da primeira. Se o autor colocou a expressão "por exemplo", temos que prestar atenção que só se pode exemplificar algo que já foi mencionado antes.

    Esse foi o meu entendimento e por isso o gabarito B está correto.

     

  • Errei essa questão, mas se eu tivesse lido o texto e notado o seu contexto, provavelmente acertaria.

     

    A verdade é que a FGV fez uma pegadinha ao não colocar a frase anterior: "O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina" no enunciado.

     

    Se o enunciado fosse esse texto inteiro, provavelmente ajudaria na resposta.       

     

    "Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais"

     

     

  • Se o candidato rebuscar no texto o período completo da sentença, a questão fica mais clara.
    O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplofotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais"

  • Eu vou ter pesadelo com esse tal de Topol.

  • Sempre desejo "bons estudos" aos colegas aqui. Mas, quando se trata de português da FGV, o jeito é desejar BOA SORTE!!!

  • FGV, assim não dá pra te defender.

  • Essas questões de interpetaçaõ são ralmente desafiadoras ,pois, alem de tomar um certo tempo da prova muitas das vezes erramos .Por isso devemos considerar essas questoes como algo a parte, pois, a cabeça do examinador é que vai dar a resposta final.

    REGRA É REGRA .

    INTERPLETAÇÃO É...

     

  • Dica de como ir fazer a prova de português da FGV e mandar bem!

    Levar:

    -uma bíblia;

    -um terço;

     -dois pai-de-santo;

     -uma cigana;

     -uma galinha preta;

     -um pastor;

     -três buda;

  • Questão subjetiva da peste !

  • Só enxergo a letra  D. Fim!!!

     

  • Marquei D sem nem pensar duas vezes.

  • "O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais."

    Eu também marquei de cara a letra D, mas depois da explicação do professor compreendi. Precisamos ficar atentos a todos detalhes do texto, principalmente literalmente.

  • FGV sempre colocando duas alternativas para confundir o candidato, uma de imterpletação de textos e outra de compreenção de textos

  • Pra quem marcou a letra D  "citar alguns avanços já existentes;" no enuciado ele só citou um avanço  o de "fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens " é o que comprova que é a letra B:  "Já é possível, por exemplo," se ja é possivel da entender que antes não era então é algo novo, então ele precisa "provar ou comprovar" que isso é verdade. 

    Bons estudos!!!

  • Professor Alexandre pegou uma questão polêmica e de cara explicou a alternativa mais badalada dos comentários, sem fugir. Determinados professores passam longe das alternativas polêmicas, servindo-nos de nada o comentário.

  • Resposta B

    -------------------------------------

    d) citar alguns avanços já existentes [extrapolou - citou apenas um no texto] [comentário do professor]

     

    #MPEAL

  • Rapaz... eu nunca mais vou esquecer esse nome ''topol'' do tanto que eu li

  • 71% da galera errou a questão, isso me deixa mais tranquilo kkk algo de errado não está certo.

  • Por que não a letra C?

  • Caramba que questão fabulosa, possui 3 alternativas surpreendentes...

     

    b) comprovar a existência de incríveis tecnologias; 

    c) mostrar o impacto das tecnologias sobre a medicina;  

    d) citar alguns avanços já existentes;

     

    Excelente!

  • Gente é a letra B porque ele pede a função textual. Vejamos:

     

    Função emotiva

    Função fática

    Função referencial ou denotativa

    Função Poética

    Função Metalinguística

    Função Apelativa

     

    Analisando: “Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais”. Ou seja, se encaixa a Função referencial ou denotativa, já que ele está traduzindo a realidade, através de exemplos, visando à informação (predominante em textos científicos, técnicos ou didáticos​). Assim, quando a gente exemplifica com fatos reais a gente comprova algo, portanto letra B: comprovar a existência de incríveis tecnologias.

     

    Não poderia ser letra D: porque ele não cita "alguns avanços", ele só cita um, que é o de fotografar pintas suspeitas.

    Não poderia ser letra C: porque ele não está mostrando uma consequência dessas fotos serem mais precisas que um dermatologista, para evidenciar um impacto, uma mudança real na medicina.

    Não poderia ser letra E: porque os exemplos não estão dispostos como argumentos para indicar uma opinião a ser defendida, os exemplos são percebidos como mera informações do que já ocorre de tecnologia.

    Não poderia ser letra A: porque apesar de ser uma tecnologia de ponta, não se nota uma presença de dados estatíscos como os textos expositivos, os quais atualizam os leitores sobre o assunto abordado.

  • adoro as explicações do PROF. ALEXANDRE SOARES

  • DISCORDO da Mari: "Não poderia ser letra D: porque ele não cita "alguns avanços", ele só cita um, que é o de fotografar pintas suspeitas."
    Esse argumento também se aplica à letra B também.

  • me digam a diferença de B para D.   pq realmente não consigo ver a diferença.

  • Gente... Pode ser qualquer uma... Muito subjetiva!

  • CONCORDO C O COMENTARIO DO PAULO RESENDE!!!

    TMB ERREI

  • Questão roleta russa !!! 

  • Acho que essa questão tem 4 gabaritos possíveis e, como não tenho o dom da adivinhação, errei.

  • Sim, típica questão de FGV em que mais de uma alternativa ''não está errada''.Não dá pra dizer que A e D estejam erradas, mas é necessária a releitura do texto pra que se alcance a resposta que a BANCA QUER.No período anterior, ele fala em '' O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias'', e depois traz no segmento em destaque um exemplo de  ''incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina'', comprovando que elas realmente já existem.É possível se inferir as alternativas A e D SIM, mas a banca fez um direcionamento para a letra B com base no trecho anterior ao seguimento destacado.

  • Estou vendendo materiais sobre telepatia..garanto que vc acerta 100% das questoes da fgv

  • Professor Alexandre Soares, reze um pai nosso ou ave maria kkkkkkkkk

    Só JESUS pra nos ajudar.

  • Beleza, a B tá certa, mas a D também está! O fato da banca querer uma resposta não quer dizer que a outra opção dada está errada. Por isso que existem os recursos e as anulações! Eu recorreria dessa tranquilamente.

  • O exemplo citado tem por função textual: "O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

    a) não tem como objetivo atualizar o leitor de nada, mas mostrar que existem tecnologias na área médica que são incríveis (nas palavras deles).

    b) Correto. Olhem o trecho em destaque. O autor afirma que existem incríveis tecnologias e cita um exemplo para comprovar a sua fala, a sua afirmação.

    c) ele não fala sobre o impacto, nesse trecho.

    d) primeiro, para citar avanços, ele teria que delimitar que há retrocessos. Teria que ter dito, em alguma parte do trecho que vivemos em uma situação de retrocesso e por isso houve avanço. Segundo, no trecho em questão, ele coloca JÁ DISPONÍVEIS OU MUITO PRÓXIMAS DISSO, ai ele cita um exemplo de uma que já existe. Terceiro, não há AVANÇOS (não há termos no plural). Ele cita UMA tecnologia e somente UMA tecnologia, nesse trecho em específico. Ele cita que há uma forma de fotografar as pintas e um algoritmo que analisa isso.

    e) é o próprio autor DO LIVRO é quem cita esse exemplo. O autor do texto apenas destaca esse exemplo em sua análise/indicação.

  • Dica: leiam o período anterior para responder questões como essa.

  • Paulo Victor Resende, mesmo voltando ao texto, a opção que mais encaixaria seria a letra C, já que se pede por uma função textual. Seria a mais lógica...

  • Quando a banca pede "função textual" é sempre necessário voltar ao período/ termo anterior - lá obteremos os indícios para a resposta.

  • Problema da "D" é que cita apenas 1 avanço e não algunS

  • Boa explicação do Professor Alexandre

  • gabarito B

    “Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais”.

    comprovando através de um exemplo.

  • Nessa questão tem umas 3 alternativas exatas.

  • EU: Bom, o texto começa falando que a tecnologia já afetou boa parte das profissões e que a "mais ou menos" poupada até aqui foi a medicina... Enfatizou o "até aqui"... Disse que "agora os médicos não escaparão"... Humm.... Saquei!

    O exemplo citado tem por função textual:

    Letra C, claro!!! Mostra aí como a tecnologia vai afetar a medicina!!!!!

    FGV: Você errou! Resposta: B

    E cala a boca!!!

  • já vi questões da fgv em que ela traz o plural nas alternativas e apenas um exemplo havia sido citado, mas mesmo assim não considerou extrapolação

    mas é isso, vida que segue

  • Fiquei em dúvida entre A,B,C,D e E