SóProvas


ID
1901476
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

      O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

       Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

      Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

      Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

      Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

                    Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 

Abaixo estão indicadas várias vantagens do uso da tecnologia na área da medicina; a vantagem tecnológica que NÃO se encontra expressa no segmento selecionado é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

    “...se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais” => CONDICIONAL, então não pode ser "indicação precisa de providências futuras".

     

    Eu entendi assim.

  • Indica se é algo merecedor de medidas adicionais ou não. Não é comentado se o aparelho dará mais informações relativas a futuros procedimentos.

  • A banca deu 5 segmentos com vantagens e na frente expressou qual era a vantagem. Ela quer a alternativa em que a vantagem citada está em desacordo com o que está no segmento.

     

    a) “...analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista” / exatidão do diagnóstico; Correto. Ao ter mais precisão que um demartologista, há mais exatidão do diagnóstico.

     

    b) “...se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais” / indicação precisa de providências futuras; Errada.Só será informado se a mancha é inofensiva ou se pode ser câncer. Não há nada falando do que se deve fazer após o diagnóstico.

     

    c) “Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas” / praticidade nos exames; Correto. Ao poder fazer seus exames pelo celular, você ganha mais praticidade nos exames.

     

    d) “..., realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual” / redução de custos; Correto. Se você faz 50 exames por um preço que é mais baixo do que o preço atual, há redução de custo.

     

    e) “Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados” / mais sofisticação nos exames realizados. Se o seu celular será transformado em um supermicroscópio que permitir fazer diagnósticos mais sofisticados, é óbvio que o exames ficam mais sofisticados.

     

    Gabarito; B

  • Analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista” / exatidão do diagnóstico

    No meu entendimento, COM MAIS PRECISÃO não pode ser interpretado como EXATIDÃO DO DIAGNÓSTICO, o que é exato não pode ser nem pra mais nem pra menos, assim como a letra b também seria a resposta.

  • Se exige medidas adicionais, não tem indicação precisa.

  • Significado de Precisão

    Exatidão; rigor no registro e na definição do valor, do peso ou da medida de algo.
    Excelência absoluta na realização de alguma coisa: fez seu trabalho com precisão.
    Escolha perfeita das palavras e frases para demonstrar uma opinião ou pensamento.
    Perfeição; sem erros; que não possui defeitos: tecnologia de alta precisão.
    Ausência de alguma coisa necessária ou proveitosa: tem precisão de dinheiro.

     

    Sinônimos de Precisão

    Precisão é sinônimo de: exatidão, apuro, rigor

     

  • "pode ser um câncer" então  não é precisa

  • CAMPANHA: SEMPRE  INDICAR PARA COMENTÁRIOS....independentemente do nível de dificuldade!

  • Foda é ter estudado durante toda a minha vida acadêmica de Engenharia, em Metrologia, que Exatidão e Precisão não são sinônimos. Aí,chego aqui e descubro que, semanticamente, elas realmente são. FUUUUUUUUUUUUUUUU

    Putz

  • Não é uma vantagem da tecnologia indicar providências futuras, a vantagem da tecnologia é dizer se é uma mancha inofensiva ou se pode ser um cancer, as providencias que vc tomará não serão indicadas pela tecnologia.

  • Comentário de Marcelo SIlva, muito bom!!

    Valeu mano!!

  • PRECISÃO E EXATIDÃO NUNCA SERÃO SINÔNIMOS

    Discordo totalmente da "A"

    "com mais precisão" não é 100% de precisão, logo, nada a ver com exatidão

  • A letra E me deixou bem confusa.

    Diagnóstico é a mesma coisa que Exame?

    até onde sei um (diagnóstico) vem após o outro (exame)!!!

     

    Adoro a FGV....SQN!!!

  • Ao MEU ver, medidas adicionais NÃO tendem a ser futuras, podem ser adotadas no recebimento dos exames, fazer com que elas sejam futuras vai contra a ideia do texto de "agilidade"

  • Acertei a questão mas alternativa E levanta discussões. Não entendo como sofisticado o uso de celular e "lentes que custam centavos" para realização de exames. Entendo que tal uso de celular com lentes é uma simplificação de exames que, na maioria das vezes, exigem equipamentos (aí sim) mais sofisticados, como microscópios mais adequados para tal fim, de última geração, que fornecem uma resolução de imagem que só microscópios, na acepção do equipamento, conseguem proporcionar.

  • Havia ficado perdida e confusa, mas o comentário do Marcelo Silva salvou!