- 
                                Gabarito D: 3.1.5 Pesquisa de campo
 Considerado o método mais completo de avaliação de desempenho e o mais demorado. Esse método baseia-se em uma entrevista no setor, em que se levantam as causas e os motivos do desempenho do subordinado.
 Segundo Pontes (2005), a aplicação da pesquisa de campo segue etapas definidas, conforme descrito abaixo:
 Etapa 1: Avaliação inicial: consiste em perguntas preliminares para levantamento de aspectos superficiais sobre o avaliado e o trabalho realizado.
 Etapa 2: Análise suplementar: indagações aprofundadas sobre o desempenho das tarefas realizadas e análise sobre as providências tomadas para solucionar as deficiências no desempenho.
 Etapa 3: Planejamento: um planejamento é realizado visando a melhoria do desempenho do avaliado.
 Etapa 4: Acompanhamento: os novos resultados são monitorados para verificar a possível melhoria do desempenho do indivíduo.
 Questão de Concurso
 (FCC/TRT 8ª Região/Analista Judiciário/2010) O método de avaliação de desempenho que consiste em quatro etapas: entrevista inicial para avaliar o desempenho e os fatores que afetaram positiva ou negativamente o resultado final; entrevista de análise complementar para obter novas informações pertinentes; planejamento das providências necessárias e acompanhamento posterior dos resultados; é denominado
 a) escalas gráficas.
 b) pesquisa de campo.
 c) listas de verificação.
 d) escolha forçada.
 e) método dos incidentes críticos.
 Gabarito: b. Estas etapas referem-se ao método de pesquisa de campo.
 A entrevista é realizada pela Gestão de Pessoas (staff); o superior vai a cada seção para entrevistar a chefia sobre o desempenho dos respectivos subordinados.
     
- 
                                A) Errada. O efeito "halo" que é a possibilidade da avaliação de um item ou indivíduo possa interferir no julgamento de outros fatores não é produzido pela pesquisa de campo.   B) Errada. A pesquisa de campo visa exatamente o contrário, de evitar a subjetividade e superficialidade.   C) Errada. No método de pesquisa de campo temos a ênfase na melhoria do desempenho e o planejamento das ações para o futuro, atreladas ao desempenho presente. Dessa forma, existe uma maior profundidade na avaliação do desempenho.   D) Gabarito. Exatamente! Esse é um método muito mais caro, pois necessita do apoio de especialistas de RH, além de ser mais lento. Além disso, não existe uma participação do funcionário na avaliação e no planejamento das ações para seu desenvolvimento futuro.   E) Errado. Pelo contrário, abrange muitos aspectos. 
- 
                                Bom senso pessoal, se na pesquisa de campo o avaliador tem contato direto com o objeto da pesquisa, é óbvio que os resultados serão muito mais precisos e garantidos, bem como mais caros, do que por outro método que utilize meio indiretos de avaliação. 
- 
                                A PESQUISA DE CAMPO É A MELHOR E TAL, MAS É CARAAAAAA ^^   GABARITO ''D'' 
- 
                                Pesquisa de campo: Considerado o método mais demorado e completo de avaliação de desempenho. Esse método baseia-se em uma entrevista no setor, em que se levantam as causas e os motivos do desempenho do subordinado. Etapa 1: Avaliação inicial. - Etapa 2: Análise suplementar.  - Etapa 3: Planejamento.  - Etapa 4: Acompanhamento.   Fonte: Gestão de Pessoas - Andréia Ribas. 
- 
                                A pesquisa de campo é um dos métodos
tradicionais de avaliação de desempenho mais completos, pois envolve
entrevistas com especialistas em avaliação e gerentes para em conjunto
avaliarem o desempenho dos colaboradores. 
 
 Tal método se desenvolve em quadro etapas: entrevistas
de avaliação inicial, entrevistas de análise complementar, planejamento das
providências e acompanhamento posterior dos resultados:
 
 Apresenta como vantagens o fato de
justamente envolver uma responsabilidade de linha (gerente avalia) e staff
(gestor de pessoas assessora) e criar uma relação proveitosa entre ambos; além
de permitir o planejamento de ações para o futuro; enfatizar a melhoria do
desempenho e alcance dos resultados; e proporcionar uma avaliação do desempenho
mais profunda. Já as desvantagens são seu custo operacional alto,
em especial pela exigência de assessoria; a lentidão e demora do processo; e a
pouca participação do avaliado no processo.
 
 
 GABARITO: D
 
 
 
- 
                                25_05_2019 errei Gab D 
- 
                                Pesquisa de Campo: Entrevistas conduzidas por um profissional da área de GP (staff) com o gestor da área para auxiliar na avaliação do colaborador. Quem avalia é o GESTOR, o staff presta apenas consultoria e auxilia na entrevista.   Vantagens: - Envolve responsabilidade de linha e função de staff;
- Permite planejamento de ações para o futuro;
- Enfatiza melhoria de desempenho e resultados;
- Profundidade de Avaliação;
 Desvantagens: - Custo Alto;
- Mais lenta e demorada;
- Pouca particiipação do avaliado, como os demais métodos Tradicionais de AD.
   Fonte: Kátia Lima, Gran Cursos. 
- 
                                A pesquisa de campo é um método de avaliação realizado em conjunto por um especialista em avaliação (staff) e o gerente (superior hierárquico do avaliado). O especialista realiza entrevistas com os gerentes a fim de ter uma compreensão e, em seguida, preenche um formulário para cada funcionário avaliado.  A literatura indica as principais vantagens e desvantagens acerca deste método: VANTAGENS Envolve responsabilidade de linha (o gerente avalia) e função de staff (o departamento de RH assessora) na avaliação de desempenho. Permite planejamento de ações para o futuro (como programas de treinamento, orientação, aconselhamento, etc.) Enfatiza a melhora do desempenho e o alcance de resultados. Proporciona profundidade na avaliação do desempenho Permite relação proveitosa entre gerente de linha e especialista de staff DESVANTAGENS Custo operacional elevado por exigir a assessoria de especialista. Processo de avaliação lento e demorado Pouca participação do avaliado, tanto na avaliação quanto nas providências   Perceba que encontramos o gabarito da questão na alternativa D, que menciona o elevado custo operacional, por exigir assessoria de especialista como uma das desvantagens do método. Vamos analisar as demais alternativas: Alternativa A: Errado. Refere-se a uma das desvantagens do método de escalas gráficas. Alternativa B: Errado. Também se refere a uma das desvantagens do método de escalas gráficas. Alternativa C: Errado. Refere-se a uma das desvantagens do método de incidentes críticos. Alternativa D: Certo.  Alternativa E: Errado. Refere-se a uma das desvantagens do método de incidentes críticos. Gabarito: D