-
Gabarito B. Além disso, Mintzberg divide esse poder em dois tipos. O micropoder é o processo de formação interno da estratégia. Nesse caso, o processo de formulação também é emergente, ou seja, vai se formando com o tempo.
Já o macropoder é a utilização da influência da organização para, em conjunto com outras organizações, buscar os interesses da empresa. Assim, uma empresa em dificuldades pode negociar um empréstimo com um banco do governo, pois poderia demitir milhares de pessoas de uma vez só.
Em outra situação, por exemplo, poderia montar uma parceria com um concorrente para dominar um mercado específico. Assim, a estratégia seria a busca de alianças e negociações com outros entes, de forma a maximizar as possibilidades da empresa.
Temos ainda a escola cultural, que vê o processo de planejamento como um processo coletivo interativo e que reflete as crenças e os valores desses indivíduos. Assim, as estratégias seriam derivadas da maneira de pensar, e os valores, das pessoas dentro das organizações.
Um banco de investimento, por exemplo, teria a tendência de buscar riscos maiores e estratégias mais arriscadas do que um banco do governo – refletindo as diferenças culturais de seus membros e sócios.
Finalmente, a escola ambiental diz que o ator principal no processo do planejamento é o ambiente, ou seja, que a organização é passiva. Seu papel é apenas adaptar-se às mudanças no ambiente – ou “morrer”.
Dessa forma, o papel do líder é “perceber” as mudanças e desenvolver as transformações necessárias para que a organização sobreviva.
Veja um resumo das principais características dessas escolas:
-
Segundo Mintzberg: "A estratégia emergente é aquela que nasce naturalmente dos processos, cultura, situação do momento e experiência dos envolvidos com o trabalho. A estratégia “brota” durante o desenvolvimento de projetos, ou mesmo durante processos como o de vendas"
Gabarito B
-
a) deliberada; os objetivos para pretendidos e atingidos tornam-se estratégia deliberada e o planejamento original
b)emergente; surge a despeito do planejamento como possibilidades, como sendo o resultado de um curso de ação ao longo do tempo que forma um padrão coerente, quer tenha sido planejada ou não.
c)planejada; é resultante de processos estruturados de formação de estratégias.
d)pretendida; estrategia desenhada para atingir os objetivos do planejamento e a intenção riginal
e)realizada: os resultado obtidos com as estratégias deliberadas e urgente, aquela efetivamente realizada
-
A série de cinco definições (os cinco Ps: Plan, Pattern, Position, Perspective, Ploy) de Mintzberg (2000):
Estratégia como plano (primeiro P, Plan), isto é, a pretendida, é a estratégia definida de acordo com um plano para o futuro.
As estratégias deliberadas são as intenções que foram perfeitamente realizadas e as não realizadas são as estratégias irrealizadas. Têm-se, ainda, as estratégias emergentes, isto é, a adaptação a eventos inesperados, que acontecem quando o padrão realizado não é o pretendido e que com o tempo convergiram para algum tipo de padrão ou consistência. A convergência das estratégias deliberadas e das estratégias emergentes é a Estratégia como padrão (segundo P, Pattern), isto é, a efetivamente realizada.
A Estratégia como posição (terceiro P, Position) é a localização de determinados produtos em determinados mercados e que, de acordo com Michael Porter, (apud MINTZBERG, 2000, p.19) "estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades".
A Estratégia como perspectiva (quarto P, Perspective) é a maneira fundamental de uma organização fazer as coisas, de acordo com Peter Drucker (apud MINTZBERG, 2000, p.19) esta é a "teoria do negócio".
Por último, e o "quinto P", Ploy, é a Estratégia como truque, isto é, uma manobra específica para enganar um oponente ou concorrente.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios
-
O termo “estratégia emergente” foi introduzido na década de 1970 por Henry Mintzberg (1978). Uma estratégia emergente é, essencialmente, uma “estratégia não planejada”, no sentido de uma linha de ação que só é percebida como estratégica pela organização à medida que ela vai se desenrolando ou até mesmo depois que já aconteceu.
http://www.fuza.com.br/tag/estrategia-emergente-conceito-mintzberg/
-
letra B
Emergente- estratégia criada ao longo do caminho caso surja uma grande oportunidade para a empresa.
Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/carlos-julio/2013/04/12/A-DIFERENCA-ENTRE-ESTRATEGIA-DELIBERADA-E-EMERGENTE.htm#ixzz5NbE4XUFy
-
(Com minhas palavras)
Estratégia pretendida: são as opções do cardápio. Estratégia que pode, ou não, ser realizada.
Estratégia não realizada: aquela que, por algum erro de cálculo ou grave mudança ambiental, não foi implementada.
Estratégia deliberada: a opção escolhida do "cardápio" para ser implementada.
Estratégia emergente: gerada durante a execução. Percebem que vai dar M3RD@ e, então, realizam ajustes. Não era a intenção inicial.
Estratégia realizada: o que realmente foi executado. É a soma da DELIBERADA (escolhida) + EMERGENTE (com os ajustes).
........................................................................................................................................................................................................................................
Saber as definições não é o suficiente pra acertar a questão.
Esse gerente maluco aí, em vez de só apreciar as obras de arte do museu, resolveu se "inspirar" pra uma Estratégia.
Até aí blz. Mais a frente a questão fala que ele "não implementou totalmente".
Essa parte eu achei sa-ca-na-gem demais.
Dizer que não implementou totalmente não diz muita coisa.
Pelo raciocínio lógico, pode ser que tenha executado só uma parte ou pode ser que não tenha executado nada.
Mas tudo bem, usando o senso comum, ele implementou uma parte mas não tudo.
Agora vamos às alternativas:
a) deliberada; não pode ser porque já foi implementada. Deliberada é aquela escolhida para ser implementada.
b) emergente; Stand by
c) planejada; nem existe essa opção.
d) pretendida; a pretendida são as opções do cardápio, ou seja, antes mesmo que haja a escolha da estratégia que será implementada. Não é o caso, uma vez que já foi executada uma parte.
e) realizada. essa é a soma da deliberada com a emergente. Seria um estágio mais avançado.
Achei que a questão perdeu a objetividade com esse negócio de dizer "não implementada totalmente". Deu margem à interpretação...
-
"não a implementou totalmente."
Li rápido e não vi o "totalmente", errei a questão. Então já está sendo implementada, logo estratégia emergente: Estratégia gerada durante a execução da estratégia deliberada, adaptações necessárias. Não era a intenção da organização na formulação da estratégia pretendida.
-
-
a estratégia foi criada “do nada”, ou seja, durante o período de férias do gestor.
A equipe desse gestor já estava desempenhando suas ações, de acordo com estratégias
pretendidas (estratégias inicialmente planejadas).
Contudo, durante as férias, o gestor teve novas ideias e, assim que voltou ao serviço, começou a
implementar essa nova estratégia (mesmo que não totalmente), durante o desenvolvimento das
ações que já estavam sendo realizadas.
Trata-se, portanto, de uma estratégia emergente (surgiu “do nada”, durante o desenvolvimento
das ações, e já começou a ser implementada)
Fonte: Prof. Stefan Fantini - Estratégia Concursos
-
Segundo Mintzberg: "A estratégia emergente é aquela que nasce naturalmente dos processos, cultura, situação do momento e experiência dos envolvidos com o trabalho. A estratégia “EMERGE” durante o desenvolvimento de projetos, ou mesmo durante processos como o de vendas"
-
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
A banca está se referindo ao modelo de Mintzberg. Segundo o autor, as estratégias consistem em estratégias pretendidas, não realizadas, deliberadas, emergentes e realizadas.
===
TOME NOTA (!)
Pretendida
- Trata-se da estratégia inicial planejada. É a estratégia intencional, que poderá ou não ser realizada.
Não realizada
- É a estratégia que foi inicialmente pretendida, mas que, por algum motivo, acabou não sendo executada.
Deliberada
- É a estratégia que foi pretendida (foi definida pela organização) e, posteriormente, foi implementada.
Emergente
- É a estratégia não planejada. Ela surge "do nada". A estratégia "brota" durante o desenvolvimento das ações.
Realizada
- Trata-se do que foi realmente executado. Pode-se dizer que é a soma das estratégias deliberadas e das estratégias emergentes.
-
Perceba que a estratégia foi criada “do nada”, ou seja, durante o período de férias do gestor. A equipe desse gestor já estava desempenhando suas ações, de acordo com estratégias pretendidas (estratégias inicialmente planejadas). Contudo, durante as férias, o gestor teve novas ideias e, assim que voltou ao serviço, começou a implementar essa nova estratégia (mesmo que não totalmente), durante o desenvolvimento das ações que já estavam sendo realizadas. Trata-se, portanto, de uma estratégia emergente (surgiu “do nada”, durante o desenvolvimento das ações, e já começou a ser implementada).
O gabarito é a Letra B.