Letra A - ERRADA: Art. 65, ECA. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Letra B - ERRADA: Art. 66, ECA. Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.
Letra C - ERRADA: Art. 67, ECA. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte;
Letra D - ERRADA: Art. 67, ECA. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: II - perigoso, insalubre ou penoso;
Letra E - CORRETA. ART. 68, caput: Art. 68. O programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não-governamental sem fins lucrativos, deverá assegurar ao adolescente que dele participe condições de capacitação para o exercício de atividade regular remunerada.
A questão exige o conhecimento sobre o direito à profissionalização e ao trabalho do adolescente, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale a alternativa correta. Veja:
A - incorreta. Os direitos trabalhistas e previdenciários são assegurados ao maior de 14 anos, e não ao menor.
Art. 65 ECA: ao adolescente aprendiz, maior de 14 anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
B - incorreta. O trabalho do adolescente com deficiência é permitido, bem como é assegurado trabalho protegido.
Art. 66 ECA: ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.
C - incorreta. O adolescente não pode trabalhar no período noturno.
Art. 67, I, ECA: ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: noturno, realizado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.
D - incorreta. O adolescente não pode trabalhar em qualquer ambiente insalubre, independentemente do grau. E, por isso, também não deve receber o adicional correspondente.
Art. 67, II, ECA: ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: perigoso, insalubre ou penoso.
E - correta. Art. 68 ECA: o programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não-governamental sem fins lucrativos, deverá assegurar ao adolescente que dele participe condições de capacitação para o exercício de atividade regular remunerada.
Gabarito: E