SóProvas


ID
1903537
Banca
FUNCAB
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao se ligar uma máquina com MS Windows 7, antes de se operar efetivamente sobre esse sistema operacional (SO), ocorre um processo de inicialização que carrega o SO da memória de massa para a memória de trabalho. Esse processo é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Boot é um termo em inglês utilizado para fazer referência ao processo de inicialização de um computador, o qual acontece no momento em que você pressiona o botão “Ligar” da máquina até o total carregamento do sistema operacional instalado. O boot só é considerado completo quando o SO pode ser utilizado por uma pessoa.

    Fonte: TecMundo

  • Em informática, boot é o termo em inglês para o processo de iniciação do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Boot

  • Letra B.

    a) SWAP.  memória virtual de um computador.

     b) BOOT. processo de incialização de um computador .

     c) ROM. tipo de memória 

     d) REGEDT. comando do DOS para acessar os registros REDEDIT

     e) CACHE. aonde se armazena temporariamente dados 

  • Quando um computador é inicializado, ocorre o chamado BOOT (ou
    bootstrap). No boot, o BIOS é o primeiro a “acordar”. É ele que passa as
    primeiras ordens para o processador, além de verificar quais itens estão
    instalados na máquina.

  • Quando um computador é inicializado, ocorre o chamado BOOT (ou bootstrap). No boot, o BIOS é o primeiro a “acordar”. É ele que passa as primeiras ordens para o processador, além de verificar quais itens estão instalados na máquina. O BIOS, que se encontra em um chip de memória ROM (também chamado de firmware) também é responsável por carregar a memória RAM, placa de vídeo, teclado, cache, para possibilitar a inicialização do sistema operacional. Acompanhe em ordem cronológica as etapas que ele percorre:

     

    1. Acessa a memória CMOS, um circuito integrado que mantém armazenada o Setup da BIOS, com informações referentes ao hardware.

    Nela, o BIOS estabelece reconhecimento e comunicação com peças como placas de vídeo e memória RAM.

     

    2. A segunda fase, conhecida como Power-on Self Test (POST), nada mais é do que um conjunto de testes que a BIOS realiza para saber se tudo está se inicializando da maneira correta. Quando alguns componentes essenciais estão faltando, alguns beeps ou mensagens na tela alertam o usuário.

     

    3. A etapa seguinte consiste na procura de alguma fonte para inicializar o sistema operacional. Tal fonte é configurável (podendo ser modificada no Setup da BIOS) e pode ser um disco rígido (padrão), CDROM, pendrive, entre outros.

     

    4. Agora, o BIOS vai procurar o setor zero (denominado Master Boot Record - MBR) do HD. Essa área contém um pequeno código que alavanca a inicialização do sistema operacional. Outros dispositivos de boot (CDs, pendrives etc.) têm a capacidade de emular esse setor zero.

    O MBR acionará o setor do disco que contém o chamado sistema de iniciação, carregador, boot loader, bootstrap. Quando o disco contém um único sistema operacional, é comum que o bootstrap esteja no setor um.

     

    5. A partir daí, o bootstrap loader carrega o sistema operacional na memória e permite que ele comece a operar. Em sua forma mais básica, o bootstrap configura os pequenos programas de drivers que fazem interface e controlam os vários subsistemas de hardware do computador. Ele configura as partes da memória que contêm o sistema operacional, as informações de usuário e os aplicativos. Ele também estabelece as estruturas de dados responsáveis pelos inúmeros sinais, flags e semáforos que são usados para a comunicação com (e entre) os subsistemas e aplicativos do computador. Então ele entrega o controle do computador ao sistema operacional.