SóProvas


ID
1903570
Banca
FUNCAB
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos estreitamente vinculados aos fins imediatos (administrativo, fiscal, legal) que determinaram sua produção ou recebimento no cumprimento de atividades e se encontram junto aos órgãos produtores/acumuladores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados por eles, estão em arquivo:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

     

    Definição -> Arquivo corrente ou de primeira idade - guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional /administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

     

    Localização Física -> arquivos correntes – devem estar localizados junto aos órgãos produtores (nos próprios escritórios ou próximo deles), a fim de facilitar o acesso aos documentos por eles mesmos (os administradores).

     

    Acesso aos Documentos -> arquivos correntes – acesso restrito ao órgão produtor (gerador). Quem responde pelos documentos são os setores de origem.

     

    Transferência ou Recolhimento -> 1 - quando um documento passa do arquivo corrente para o interme diário, dizemos que houve uma transferência de documentos.

    2 -  quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.

     

     

     

    Quanto às demais fases/idades dos arquivos, temos:

     

     

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

     

    Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

     

     

    Resumindo:

     

     

    corrente → corre → tramita (consulta frequente)


    intermediário → transitoriedade (consulta não frequente)


    permanente → preservados sempre (matéria-prima da história)

     

     

     

    Renato Valentini

     

     

                                                          "Os que semeiam com lágrimas, ceifarão com alegria" - SL 126.5

     

  • A questão refere-se aos arquivos Correntes ou 1ª idade: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador pois são consultados com frequência e  possuem valor primário.

    Bons estudos!

  • Letra c, pois os arquivos correntes são frequentemente acessados e eles são guardados próximo a entidade produtora.

  • GABARITO LETRA C.

    conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados.

    www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24

     

    #JESUS VIVE!!!

  • Arquivo de Primeira Idade ou Corrente

     

    É constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso. Por documentos em curso entende-se que, nesta fase, os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados. Também são chamados de: 1ª Idade; Setorial; Administrativo; Ativo; De movimento; Em curso; Núcleos de arquivo; 1ª Fase; 1º Ciclo.

     

     

    GABARITO: C
     

  • Palavras-chave

     

    Os documentos estreitamente vinculados aos fins imediatos (administrativo, fiscal, legal) que determinaram sua produção ou recebimento no cumprimento de atividades e se encontram junto aos órgãos produtores/acumuladores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados por eles, estão em arquivo:

  • LETRA C CORRETA

    Valor primário ---> Arquivos correntes e intermediários

     Possuem valor:

    Administrativo

    Fiscal

    Legal

     

    Valor secundário ---> Arquivos permanentes

     Possuem valor:

    Histórico

    Cultural

    Probatório

    Informativo

    CORRENTE ou 1º IDADE: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário. São arquivos ATIVOS.

     INTERMEDIÁRIO ou 2º IDADE: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.

     PERMANENTE ou 3º IDADE: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade.

  • Resolução:

    Os arquivos correntes também são chamados de arquivos ativos ou de primeira idade.

    Os arquivos intermediários são chamados de arquivos semiativos ou de segunda idade

    Os arquivos permanentes são chamados de arquivos mortos, por uma questão cultural, ou de terceira idade.

    Nos arquivos correntes/ativos/de primeira idade, encontramos os documentos imbuídos de valor primário, ou seja, com características admnistrativas, fiscais ou legais. Esses documentos possuem uma alta frequência e possibilidade de uso, pois eles acabaram de ser recebidos ou criados para que uma determinada atividade institucional fosse desenvolvida.

    Resposta: A