SóProvas


ID
1905067
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação aos tipos e modos de ações do veneno botóprico, um deles é considerado principal e de fundamental importância para a caracterização clínica do acidente. Escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O veneno botrópico apresenta 3 atividades principais:

    Ação Inflamatória aguda: também chamada atividade “proteolítica”, é melhor definida como inflamatória aguda. Decorre da ação de várias frações como metaloproteinases, fosfolipases e serinoproteases responsáveis pelos fenômenos locais do envenenamento. Toxinas encontradas nesses venenos podem atuar por ação direta sobre diferentes substratos, causando lesão tecidual através da ativação/liberação de mediadores celulares e moleculares do processo inflamatório como leucócitos, derivados do ácido araquidônico (leucotrienos, prostaglandinas, prostaciclinas), ativação do sistema complemento e de cininas, liberação de citocinas inflamatórias, como TNF-α, INF-γ, IL-1 e IL-6.

    Ação Coagulante: é devida a enzimas que atuam em pontos específicos da cascata de coagulação, levando ao consumo de vários fatores de coagulação e do fibrinogênio, com a formação de fibrina intravascular que, pela ativação da fibrinólise/fibrinogenólise, é rapidamente degradada em produtos de degradação da fibrina/fibrinogênio (PDF). Responsável pela incoagulabilidade sanguínea observada nesses envenenamentos.

    Ação Hemorrágica: é atribuída, particularmente, a ação de metaloproteinases (hemorraginas) que, lesam o endotélio vascular, além de também atuar na inflamação. Os sangramentos observados em muitos pacientes também é atribuído a anormalidades na quantidade e na função plaquetária, além da coagulopatia descrita acima.

  • ACIDENTE BOTRÓPICO - Causado por serpentes do gênero Bothrops (JARARACA, JARARACUÇU, URUTU). Determina processo inflamatório no local da picada, com edema tenso, equimose, dor e adenomegalia regional, que progridem ao longo do membro acometido. Podem ocorrer bolhas com conteúdo seroso ou sero-hemorrágico e, eventualmente, necrose cutânea. Manifestações sistêmicas podem estar presentes com alteração da coagulação sanguínea e sangramentos espontâneos (gengivorragia, equimoses e hematomas pós-trauma, hematúria). Com base no quadro clínico, pode ser classificado em: leve, moderado e grave