SóProvas


ID
1905358
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existem duas crises hipertensivas que exigem prescrição de enfermagem: emergência hipertensiva e urgência hipertensiva. Analise as afirmativas sobre as especificidades destas duas crises, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As condições associadas às emergências hipertensivas incluem: infarto agudo do miocárdio e hemorragia intracraniana.

( ) As urgências hipertensivas são caracterizadas por lesão aguda em órgão-alvo. Nestes casos, faz-se necessário o controle imediato da PA, em minutos a horas, para preservar a vida ou a função de órgãos vitais.

( ) As emergências hipertensivas são tratadas com doses orais de agentes de ação rápida, como os diuréticos de alça (furosemida), os betabloqueadores (propranolol) e os inibidores da enzima conversora de angiotensina (Inderal).

Alternativas
Comentários
  • Assertiva I: CORRETA. Na emergência hipertensiva já se observa lesão de órgãos-alvo (LOA);

    Assertiva II: INCORRETA. Na urgência hipertensiva, não se observa LOA e sim um alto risco para este;

    Assertiva III: INCORRETA. Nas emergências hipertensivas geralmente usa-se Nitroprussiato de Sódio ou Nitroglicerina, de modo que os medicamentos citados na assertiva são utilizados em urgência hipertensiva.

    Fonte: SMELTZER, Suzanne C; Bare, Brenda G. Brunner/Suddarth: tratado de enfermagem médico cirúrgica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 2v.