SóProvas


ID
1906075
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando a teoria de COBIT 5 - Framework de Governança e Gestão Corporativa de TI, quais dos itens abaixo representam uma dimensão comum aos habilitadores?

I. Partes Interessadas.

II. Controle Acionário.

III. Ciclo de Vida.

IV. Boas Práticas.

V. Talento Técnico.

Das alternativas acima:

Alternativas
Comentários
  • Partes Interessadas - Cada habilitador tem partes interessadas (partes que desempenham um papel ativo e/ou tenham algum interesse no habilitador). Por exemplo, os processos têm diversas partes que executam atividades do processo e/ou que tenham algum interesse nos resultados do processo; estruturas organizacionais têm partes interessadas, cada um com suas próprias funções e interesses que fazem parte das estruturas. Partes interessadas podem ser internas ou externas à organização, e todas possuem seus próprios, e às vezes conflitantes, interesses e necessidades. As necessidades das partes interessadas são traduzidas em objetivos corporativos, que por sua vez são traduzidas em objetivos corporativos para organização. Uma lista de partes interessadas é apresentada na figura 7.  Metas - Cada habilitador tem diversas metas, e os habilitadores criam valor ao atingir essas metas. Metas podem ser definidas em termos de:  Resultados esperados do habilitador  Aplicativo ou operação do próprio operador As metas do habilitador são a última etapa da cascata de objetivos do COBIT 5. Essas metas podem ser divididas ainda em diferentes categorias:  Qualidade intrínseca - O quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis  Qualidade contextual - O quanto os habilitadores e seus resultados cumprem sua meta levando-se em consideração o contexto em que operam. Por exemplo, os resultados devem ser pertinentes, completos, atuais, apropriados, consistentes, compreensíveis e fáceis de usar.  Acesso e segurança - O quanto os habilitadores e seus resultados são acessíveis e seguros, tais como:  Os habilitadores estão disponíveis quando, e se, necessário.  Os resultados são seguros, ou seja, o acesso é restrito a quem de direito e que precisar deles.

    Ciclo de vida - Cada habilitador tem um ciclo de vida, desde sua criação, passando por sua vida útil/operacional até chegar ao descarte. Isto se aplica às informações, estruturas, processos, políticas, etc. As fases do ciclo de vida incluem:  Planejar (inclui o desenvolvimento e seleção de conceitos)  Projetar  Desenvolver/adquirir/criar/implementar  Usar/operar  Avaliar/monitorar  Atualizar/descartar  Boas práticas - Boas práticas podem ser definidas para cada um dos habilitadores.

    Boas práticas apoiam o atingimento das metas do habilitador. Boas práticas oferecem exemplos ou sugestões de como implementar o habilitador da melhor maneira, e quais produtos do trabalho ou entradas e saídas são necessários. O COBIT 5 oferece exemplos de boas práticas para alguns dos habilitadores do COBIT 5 (ex: processos). Para outros habilitadores pode-se usar a orientação dos demais padrões, modelos, etc.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/6283169/cobit-5---modelo-corporativo-para-governanca-e-gestao-de-ti-da-organizacao/12 pág. 30

     

  • Gabarito: B.

     

    Dimensões dos Habilitadores

     

    Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

     

    Ciclo de Vida

    Boa Práticas

    Partes Interessadas

    Metas/Objetivos

  • Resposta. B

    Caso queiram armazenar a imagem, segue o link:

    https://1drv.ms/u/s!AufUc9AHBNMowVFwq1fKKsF_6wCa?e=aUd2wR