A UML utiliza 4 mecanismos comuns:
• Especificações
A UML não é só uma linguagem gráfica – por trás de toda parte gráfica há uma especificação que define a sintaxe e semântica de um elemento.
Por exemplo, uma classe pode ser mostrada na forma de ícone ou na forma convencional com um ou mais compartimentos, mas a especificação a ela associada é sempre a mesma.
A UML permite uma notação gráfica ou de especificação.
• Adorno
A UML oferece notações gráficas que provêm uma representação visual dos aspectos mais importantes de um elemento.
Adornos podem ser adicionadas a essas representações para acrescentar detalhes.
Uma Nota é um adorno para um comentário preso a um elemento ou a uma coleção de elementos.
• Divisão comum
Dicotomia (divisão em dois) de conceitos utilizados na UML.
Pode dividir classes e objetos e/ou especificação/implementação, por exemplo.
Quase todos os elementos de modelagem apresentam essa dicotomia.
• Mecanismos de extensão
Mecanismos que pretendem estender a linguagem de uma maneira controlada.
• Estereótipos
• Definição de etiquetas (Valores Rotulados / Tagged Values / Tag Definition)
• Restrições (Constrains)
Fonte: UNIP