SóProvas


ID
1907686
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a comunicação interpessoal nos espaços organizacionais, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A estrutura formal de uma organização e as diferenças de gênero, poder e posição afetam significativamente a qualidade da comunicação.

( ) Os elementos básicos comuns em qualquer processo de comunicação são: emissão, mensagem e receptor. A mensagem, por sua vez, é enviada por meio unicamente da escrita e da fala.

( ) A comunicação não verbal é considerada mais confiável por incluir a linguagem corporal (expressão facial, movimentos corporais e gestos) e transmitir a parte emocional da mensagem. Entretanto, a incoerência entre o verbal e o não verbal pode acarretar muitos problemas na comunicação.

Alternativas
Comentários
  • existem quatro tipos de interferências na comunicação:

    Pessoais, isto é as pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação dentro das organizações, tendo em conta a sua personalidade, estado de espírito, emoções, valores e a forma como cada indivíduo se comporta perante diferentes contextos.

    Administrativas/democráticas, resultam da forma como as organizações atuam e processam as informações, podem surgir dificuldades com as relações de poder, autoridade de status e posse de informações.

    Excesso de informações, pode também ser uma das barreiras mais frequentes das organizações pela falta de seleção de informação, sobrecarregando as pessoas com excesso de informação, que pode resultar em reuniões desnecessárias e num número crescente de novos meios impressos, eletrônicos e telemáticos que só dificultarão em tempo e capacidade de processar o que é realmente necessário.

    Comunicações incompletas e parciais que são as informações que chegam às pessoas de forma distorcida, sem um claro entendimento contribuindo para que surjam diversas dúvidas para os receptores”

    FONTE:

    Dissertação de L. Devesa.