-
Triagem de prioridades na urgência sistema de Manchester
A utilização deste sistema classifica o utente numa de 5 categorias identificadas por um número, nome, cor e tempo alvo até o início da observação médica inicial:
1 = Emergente = Vermelho = 0 minutos
2 = Muito urgente = Laranja = 10 minutos
3 = Urgente = Amarelo = 60 minutos
4 = Pouco Urgente = Verde = 120 minutos
5 = Não urgente = Azul = 240 minutos
Fonte: http://docplayer.com.br/16905813-Aula-1-teorico-pratica-acolhimento-e-classificacao-de-risco-e-metodo-start-1-1-triagem-de-prioridades-na-urgencia-sistema-de-manchester.html
-
Tirando como base a bibliografia do concurso desse ano, a banca vai usar a classificação de risco do Humaniza SUS:
Área Vermelha – Prioridade 0 ( emergência, necessidade de atendimento imediato.)área devidamente equipada e destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Após a estabilização estes pacientes serão encaminhados para as seguintes áreas:
Área Amarela – Prioridade 1 ( urgência, atendimento o mais rápido possível.) área destinada à assistência de pacientes críticos e semicríticos já com terapêutica de estabilização iniciada.
Área Verde – Prioridade 2 ( prioridade não urgente.) área destinada a pacientes não críticos, em observação ou internados aguardando vagas nas unidades de internação ou remoções para outros hospitais de retaguarda.
Área Azul – Prioridade 3 ( atendimento de acordo com o horário de chegada.) área destinada ao atendimento de consultas de baixa e média complexidade.
-
Protocolo de Manchester é uma coisa, e o método START é outra bem diferente.
A questão baseia-se no MÉTODO START.
Segue as classificações:
Mediata (cor vermelha) PRIORIDADE 1: vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Possuem prioridade elevada para atendimento, retirada da cena e transporte. Exemplo: Trauma torácico com tórax instável.
Pode aguardar (cor amarela) PRIORIDADE 2: vítimas com ferimentos moderados. Podem aguardar um tempo na cena até tratamento definitivo. Exemplo: membros fraturados.
Leve (cor verde) PRIORIDADE 3: vítimas com ferimentos mínimos, que podem deambular e ajudar outras vítimas mais debilitadas. Essas vítimas são as que costumam causar alguns problemas, pois estão deambulando, assustadas e com dores. Deve-se investir apoio psicológico e orientação para que não sobrecarreguem o serviço terciário de saúde. Exemplo: escoriações difusas no corpo.
Mortos (cor cinza ou preto) PRIORIDADE 4: vítimas que não respondem a procedimentos simples, como abertura de vias aéreas e com ferimentos críticos que indicam morte iminente. Exemplo: paciente em parada cardíaca, exposição de massa encefálica.
A categorização pode ser facilitada pelo uso de cartões nas cores vermelha, amarela, verde e preta (cinza). Esses instrumentos são colocados em cada vítima de acordo com a gravidade.
•