SóProvas


ID
1907899
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Lembro-me de que em 1891 formou-se um grupo de rapazes em torno da Folha Popular. Foi aí que os novos, tomando por insígnia um fauno, tentaram as suas primeiras exibições. A esse grupo prendiam-se por motivo de conveniência e por aproximação de idade Bernardino Lopes (B. Lopes), Perneta (Emiliano, que era o secretário da redação), Oscar Rosas e Cruz e Sousa. Tais rapazes, principalmente o primeiro, não eram desconhecidos.

(Adaptado de: ARARIPE JÚNIOR, T. A. Literatura Brasileira − Movimento de 1893 − O crepúsculo dos povos. In: MURICY, A. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1952)

O relato refere-se ao início do movimento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    O início do Parnasianismo no Brasil foi no ano de 1882, com a publicação de FANFARRAS, de TEÓFILO DIAS.

    Próximo ao período mencionado no excerto "Movimento de 1893".

    Além disso, os nomes citados integram esse motivmento.

     

    "Além de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac, que configuraram a chamada tríade parnasiana, o movimento teve outros grandes poetas no Brasil, como Vicente de Carvalho, Machado de Assis, Luís Delfino, Bernardino Lopes, Francisca Júlia, Guimarães Passos, Carlos Magalhães de Azeredo, Goulart de Andrade, Artur Azevedo, Adelino Fontoura, Emílio de Meneses, Antônio Augusto de Lima, Luís Murat e Mário de Lima." (Wikipedia).

  • Cruz e Souza é o maior representante do Simbolismo no Brasil...

  • Cruz e Souza foi um expoente do Simbolismo, quase um dever, falar de Simbolismo, lembrar de Cruz e Souza

    Letra B

    Apmbb