SóProvas


ID
1907944
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

E é justamente pelo lirismo reflexivo que Rubem Braga, capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, ocupa um lugar de destaque na história da literatura brasileira contemporânea: corajosamente ele só tem publicado crônicas, mesmo que em uma delas confesse ter escrito um soneto “para enfrentar o tédio dos espelhos”. Sua opção é ainda mais corajosa porque, vivendo num país de frases bombásticas, ele cumpre a principal característica do escritor: o despojamento verbal, que implica uma construção ágil, direta, sem adjetivações.

(SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1987, p. 13. Fragmento)

O “despojamento verbal, que implica uma construção ágil, direta, sem adjetivações” também se observa no seguinte comentário sobre Braga:

Alternativas
Comentários
  • Letra a - se ele teve pudor de escrever versos, logo não teve despojamento verbal.

    Letra b - ao meu ver, essa alternativa não traz nenhum dos elementos do despojamento verbal de Rubem, apenas diz que ele é bom mesmo sem assunto, portanto, bem distante do que o enunciado pede.

    Letra c - apenas diz que Rubem capta a essência das experiências do cotidiano, suas instâncias, com seus olhos atentos, logo, fala sobre a sensibilidade de Rubem e não do estilo de escrita.

    Letra d - GABARITO: SIMPLICIDADE NA ESCRITA (DESPOJAMENTO VERBAL E SEM ADJETIVAÇÕES), TEXTO CLARO, provido de construções oracionais e tópicos frasais ordenados em linearidade progressiva, com primazia de períodos coordenados - que implica uma construção ágil, direta.

    Letra e - nessa assertiva, fala das características do próprio Rubem, de um cronista do cotidiano, que traz em seus escritos a transfiguração dos fenômenos simples da vida.

  • Letra (d)

     

    O “despojamento verbal, que implica uma construção ágil, direta, sem adjetivações” também se observa no seguinte comentário sobre Braga:

     

    Esse estilo conciso (de Braga), que se comunga com a simplicidade (sem adjetivações), acaba por conceber um texto claro(direta), provido de construções oracionais(ágil) e tópicos frasais ordenados em linearidade progressiva, e com primazia de períodos coordenados. (Cícero Nicácio do Nascimento Lopes).