SóProvas


ID
1907953
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo FIORIN, em Polifonia Textual e Discursiva (1999), “a intertextualidade é o processo de incorporação de um texto em outro, seja para reproduzir o sentido incorporado, seja para transformá-lo. Há de haver três processos de intertextualidade: a citação, a alusão e a estilização. [...] A estilização é a reprodução dos procedimentos do ‘discurso de outrem’, isto é, do estilo de outrem”, em geral, com “função polêmica”.

Considere o contexto de produção dos enunciados a seguir para identificar aquele em que ocorre o processo de estilização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

     

    Estilização - quando um texto baseia-se em outro, complementando o seu sentido. É uma maneira de recriar uma obra, trazendo a ela “estilo” próprio, renovando-a.

     

    http://soumaisenem.com.br/portugues/generos-textuais/os-tipos-de-intertextualidade-parte-2

  • O enunciado da questão diz:

    A estilização é a reprodução dos procedimentos do ‘discurso de outrem’, isto é, do estilo de outrem”, em geral, com “função polêmica”.

    No item E diz:

    Nem cinco sóis eram passados que de vós nos partíramos, quando a mais temerosa desdita pesou sobre Nós. [...] O que vos interessará mais, por sem dúvida, é saberdes que os guerreiros de cá não buscam mavórticas damas para o enlace epitalâmico. (Mário de Andrade, em Macunaíma, retomando Camões). 

    Portanto resposta correta letra E.

     

  • Gabarito E

    - A estilização diz respeito ao modo como um autor pode usar o “jeito de escrever” de outro autor. Por exemplo, Machado de Assis tinha um jeito próprio de escrever. Se eu, hoje, escrevo desse mesmo jeito, estou estilizando o meu texto à maneira de Machado de Assis.

    - A alusão, por sua vez, é avaliação indireta de uma pessoa ou um fato, pela citação de algo que possa lembrá-lo (por exemplo, ‘fulano, aquele Dom Quixote,’ significa ‘fulano, aquele sonhador’).