Gabarito E
Narrar - expor / relatar acontecimento real ou irreal. Utiliza verbos no pretérito.
A maioria dos países da América Latina, incluindo (gerúndio tem maior ocorrência em texto narrativo) o Brasil, só começou a montar seu sistema escolar quando em muitas outras nações do mundo já existiam universidades bem estruturadas e de qualidade. Mesmo assim, era um privilégio para poucos. Apenas nos anos 1970 e 1980 começou na América Latina a discussão sobre a educação ser um direito de todos.
Argumentar = opinar, defender uma idéia. Utiliza verbos no presente.
Mas claramente ainda nos falta a percepção moderna de que esse é um fator estratégico para o avanço. Se buscamos uma sociedade ancorada no conhecimento, tudo, absolutamente tudo, deve se voltar para a escola.
Gerúndio por ser utilizado em texto narrativo, descritivo e opinativo.
http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ4_03.htm
A) descrição e a narração observadas na recuperação histórica de fatos, em formas verbais do pretérito; a argumentação, apoiada em argumentos de autoridade, em formas verbais do presente. ERRADA!
O Texto não cita argumentos de autoridades, são expostas a opinião do autor e os fatos historicos, apenas.
b) descrição de acontecimentos do passado, por meio de relato histórico, em formas verbais do presente; a narração, responsável pela apreciação do autor, em formas verbais do pretérito. ERRADA!
A descrição está sendo feita no passado, e não no presente. Vejamos;
A maioria dos países da América Latina, incluindo o Brasil, só começou a montar seu sistema escolar quando em muitas outras nações do mundo já existiam universidades bem estruturadas e de qualidade. Mesmo assim, era um privilégio para poucos.
c) narração, em formas verbais do pretérito, fundamentada na descrição de acontecimentos históricos, situados no tempo presente. ERRADA!
Os fatos historicos descritos no texto não estão situados no presente, mas sim no passado.
d) argumentação, no pretérito, sobre acontecimentos históricos; a descrição e a narração de argumentos e de pontos de vista, em formas verbais do presente. ERRADA!
A argumentação está sendo feita no presente; já, entretanto, a descrição e a narração que permite o autor chegar a conclusão está no passado.
VEJAMOS;
Descrição: A maioria dos países da América Latina, incluindo o Brasil, só começou a montar seu sistema escolar quando em muitas outras nações do mundo já existiam universidades bem estruturadas e de qualidade. Mesmo assim, era um privilégio para poucos. (...) --> PASSADO
Argumentação; Mas claramente ainda nos falta a percepção moderna de que esse é um fator estratégico para o avanço. Se buscamos uma sociedade ancorada no conhecimento, tudo, absolutamente tudo, deve se voltar para a escola --> PRESENTE
e) narração de fatos historicamente situados, em formas verbais do pretérito; a argumentação, observada nas opiniões emitidas em formas verbais do presente. CORRETA!
VER EXPLICAÇÃO DA LETRA D!
NARRATIVO: relata fatos, conta história.
DESCRITIVO: caracteriza cenas, qualifica fatos e personagens (como uma fotografia).
DISSERTATIVO: discute, informa, expõe ideias.
- EXPOSITIVO: apenas expõe fatos. e
- INFORMATIVO: fatos que são novidades para o leitor.
- ARGUMENTATIVO (Opinativo): fatos + argumentos
- ARGUMENTATIVO-POLÊMICO: duas visões/ideas + posicionamento do autor