Alternativa C. Atenção às definições. Garcia, p. 2010, p. 253-261.
Tópico frasal: o tópico frasal encerra de modo geral e conciso a ideia-núcleo do parágrafo. Constitui-se habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais. [...] Esse modo de assim expor ou explanar ideias é, em essência, o método dedutivo: do geral para o particular. O tópico frasal, quando inicial, é uma generalização a que se seguem as especificações contidas no desenvolvimento [...] Quando ocorre o contrário (tópico frasal no fim), o desenvolvimento das ideias segue, também em linhas gerais, o método indutivo".
Diferentes feições do tópico frasal
1 - Declaração inicial: o autor afirma ou nega alguma coisa logo de saída para, em seguida, justificar ou fundamentar a asserção, apresentando argumentos sob a forma de exemplos, confrontos, analogias, razões, restrições, fatos ou evidências. Ex: "Vivemos numa época de ímpetos. A Vontade, divinizada, afirma sua preponderância, para desencadear ou encadear; o delírio fascista ou o torpor marxista são expressões pouco diferentes do mesmo império da vontade".
2 - Definição — Frequentemente o tópico frasal assume a forma de uma definição. É método preferentemente didático. Ex: "Estilo é a expressão literária de ideias ou sentimentos".
3 - Divisão — Processo também quase que exclusivamente didático, dadas as suas características de objetividade e clareza, é o que consiste em apresentar o tópico frasal sob a forma de divisão ou discriminação das ideias a serem
desenvolvidas. Ex: '"O silogismo divide-se em silogismo simples e silogismo composto".
Outros modos de iniciar o parágrafo
Além do tópico frasal, há outros — na verdade, inúmeros — meios de se iniciar o parágrafo, pois tudo depende das ideias que inicialmente se imponham ao espírito do escritor. Exemplos:
1 - alusão histórica: alusão a fatos históricos, lendas, tradições, crendices, anedotas ou a acontecimentos de que o
autor tenha sido participante ou testemunha.
2 - omissão de dados identificadores num texto narrativo: técnica de iniciar um parágrafo de tal modo que a atenção do leitor se mantenha suspensa durante largo tempo, técnica que consiste em omitir certos dados necessários a identificar a personagem e apreender a verdadeira intenção do autor.
3 - interrogação: iniciar o parágrafo começa com uma interrogação, seguindo-se o desenvolvimento sob a forma de resposta ou de esclarecimento:
4 - tópico frasal implícito ou diluído: o parágrafo é constituído apenas pelo desenvolvimento (detalhes, exemplos, fatos
específicos), e constituído de tal forma que se possa deduzir (ou induzir) claramente a ideia nuclear (tópico frasal).