SóProvas


ID
1907998
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De cima, a água laranja do Rio Doce parece estática. A lama de rejeitos se move a cerca de 1,2 quilômetro por hora desde o dia 5, quando aconteceu a tragédia, e vai percorrer toda a calha de 853 quilômetros entre o município de Rio Doce, em Minas, até Regência, vila do município de Linhares, no Espírito Santo, onde encontra o Oceano Atlântico. A expectativa é que a onda atinja o oceano neste fim de semana, levando mais problemas de abastecimento a cidades capixabas.

(CASTRO, Fábio de; RIBEIRO, Bruno; CARVALHO, Marco Antônio. Enxurrada de lama tira vida dos ecossistemas. O Estado de S. Paulo, 15 nov. 2015, p. A25)

Segundo a classificação de tópico frasal e de desenvolvimento de parágrafo proposta por GARCIA, em Comunicação em Prosa Moderna (2002), a construção desse parágrafo dá-se, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    O  parágrafo-padrão  consta de  três partes, em um modelo que se  assemelha  à estrutura geral do texto: a  introdução, o desenvolvimento e  a conclusão (GARCIA, 2007, p. 222). 

    A  primeira parte é  composta por  um ou dois  períodos iniciais,  em  que  se apresenta a  ideia principal (o tópico frasal); a segunda  é a explanação da ideia-núcleo e a  terceira, que   não chega a  ser  um item obrigatório.

    http://conversadeportugues.com.br/2015/03/topico-frasal/

  • Alternativa C. Atenção às definições. Garcia, p. 2010, p. 253-261.

    Tópico frasal: o tópico frasal encerra de modo geral e conciso a ideia-núcleo do parágrafo. Constitui-se habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais. [...] Esse modo de assim expor ou explanar ideias é, em essência, o método dedutivo: do geral para o particular. O tópico frasal, quando inicial, é uma generalização a que se seguem as especificações contidas no desenvolvimento [...] Quando ocorre o contrário (tópico frasal no fim), o desenvolvimento das ideias segue, também em linhas gerais, o método indutivo".

    Diferentes feições do tópico frasal

    1 - Declaração inicial: o autor afirma ou nega alguma coisa logo de saída para, em seguida, justificar ou fundamentar a asserção, apresentando argumentos sob a forma de exemplos, confrontos, analogias, razões, restrições, fatos ou evidências. Ex: "Vivemos numa época de ímpetos. A Vontade, divinizada, afirma sua preponderância, para desencadear ou encadear; o delírio fascista ou o torpor marxista são expressões pouco diferentes do mesmo império da vontade".

    2 - Definição — Frequentemente o tópico frasal assume a forma de uma definição. É método preferentemente didático. Ex: "Estilo é a expressão literária de ideias ou sentimentos".

    3 - Divisão — Processo também quase que exclusivamente didático, dadas as suas características de objetividade e clareza, é o que consiste em apresentar o tópico frasal sob a forma de divisão ou discriminação das ideias a serem

    desenvolvidas. Ex: '"O silogismo divide-se em silogismo simples e silogismo composto".

    Outros modos de iniciar o parágrafo

    Além do tópico frasal, há outros — na verdade, inúmeros — meios de se iniciar o parágrafo, pois tudo depende das ideias que inicialmente se imponham ao espírito do escritor. Exemplos:

    1 - alusão histórica: alusão a fatos históricos, lendas, tradições, crendices, anedotas ou a acontecimentos de que o

    autor tenha sido participante ou testemunha.

    2 - omissão de dados identificadores num texto narrativo: técnica de iniciar um parágrafo de tal modo que a atenção do leitor se mantenha suspensa durante largo tempo, técnica que consiste em omitir certos dados necessários a identificar a personagem e apreender a verdadeira intenção do autor.

    3 - interrogação: iniciar o parágrafo começa com uma interrogação, seguindo-se o desenvolvimento sob a forma de resposta ou de esclarecimento:

    4 - tópico frasal implícito ou diluído: o parágrafo é constituído apenas pelo desenvolvimento (detalhes, exemplos, fatos

    específicos), e constituído de tal forma que se possa deduzir (ou induzir) claramente a ideia nuclear (tópico frasal).