SóProvas


ID
1909501
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No planejamento de uma obra, é estimado o tempo médio de execução de todas as etapas que a compõem, considerando o tempo mais provável, o otimista e o pessimista.

A probabilidade de se concluir a obra no tempo calculado, tendo sido considerado o tempo médio de todas as etapas, é de

Alternativas
Comentários
  • Já vi duas questões da FGV com esta resposta (50%), qual é o fundamento teórico que a banca utiliza para afirmar este resultado?

    Para mim o correto seria calcular a distribuição beta com os três tempos e o desvio padrão e somente aí seria possível afirmar algo sobre a probabilidade de conclusão num determinado tempo.

  • Qual a explicação dessa questão?

  • Questão maluca! Alguém sabe explicar?

  • é simples galera:
    A obra vai ser concluída no tempo calculado?

    Sim (50%)

    Não (50%)

  • Tes= (a+4m+b)/ 6

     tempo médio de todas as etapas: 

    (0,5+2+0,5)/6 = 0,5 x 100 = 50%

     

     

  • https://blog.teclogica.com.br/utilizando-a-tecnica-de-pert-em-projetos/

  • Nessa questão ele pede para calcular o PERT 

     

    PERT = (P +4*MP + O)/6

     

    - Otimista (O)= É o cenário perfeito, onde tudo dá certo.
    - Pessimista (P)= É o pior cenário, onde tudo vai dar errado.
    - Mais Provável (MP)= É um cenário razoável, onde a atividade acontecerá dentro da normalidade.

     

    Como na questão ele não deu os dados, considerei assim:

    P=0% => pior cenário, a obra não ser concluída no prazo estipulado

    O=100% => ser 100% concluída no prazo estipulado

    MP =50% => média entre: P e O

     

    Assim, PERT = (0 + 4*50 + 100)/6 

    PERT = 50%

     

    Para mais informações:

    https://medium.com/@andreluis.arruda/calcular-a-dura%C3%A7%C3%A3o-de-uma-atividade-pert-estimativa-de-tr%C3%AAs-pontos-6cb35a09a1b3

  • a) Distribuição simétrica - ocorre quando as durações otimista (O) e pessimista (P) são equidistantes da duração mais provável (M). Pela fórmula, a duração esperada coincide com a mais provável (E = M). A duração esperada E tem uma probabilidade de ocorrência de 50%, ou seja, divide a área do gráfico em duas partes iguais. Demonstra-se que a distribuição beta simétrica pode ser vista como uma distribuição normal.

    b) Distribuição assimétrica distorcida para a direita - ocorre quando a duração pessimista (P) está mais afastada da duração mais provável (M) do que a otimista (O). Pela fórmula, E > M, Também aqui a duração esperada E tem uma probabilidade de ocorrência de 50%, ou seja, divide a área do gráfico em duas partes iguais.

    c) Distribuição assimétrica distorcida para a esquerda - ocorre quando a duração otimista (O) está mais afastada da duração mais provável (M) do que a pessimista (P). Pela fórmula, E < M. Também aqui a duração esperada E tem uma probabilidade de ocorrência de 50%, ou seja, divide a área do gráfico em duas partes iguais.

    FONTE: Livro: Planejamento e Controle de Obras - Aldo Dórea Mattos - Página: 213 e 214.

  • Traduzindo a questão: se for utilizado o Método PERT (abordagem probabilística) para calcular as durações das atividades, qual a probabilidade de que a obra seja concluída no prazo determinado? A resposta é sempre 50%!

    O tempo médio a que o enunciado se refere é a duração esperada que nós calculamos utilizando a estimativa de três pontos.

    Independentemente dos valores assumidos para as durações pessimista, otimista e a mais provável, a duração estimada pode ser representada por uma curva de distribuição Beta, que fica dividida em duas áreas de igual valor (50%). Esse assunto é bem explicado por MATTOS (2010, cap 12).

  • PERFEITA ANÁLISE JEAN!

  • A questão nos pede para encontrar a probabilidade de se concluir a obra no tempo calculado. Para tal, vamos utilizar a estimativa de três pontos do método PERT.

    Vale relembrar!

    Há dois métodos distintos que explicam a técnica PERT-CPM, sendo eles:
    - Método CPM: método determinístico que define a duração exata de uma tarefa. 
    - Método PERT: método probabilístico que calcula a duração esperada da tarefa resultado de uma média ponderada entre: duração otimista, pessimista e a mais provável.

    Dessa forma, pode-se dizer que o PERT-CPM une as análises determinísticas e as probabilísticas que representam as durações prováveis e reais de cada atividade no planejamento.

    Voltando ao comando da questão, a técnica PERT diz que podemos calcular a duração esperada (E) como uma média ponderada entre: as durações otimista (O), pessimista (P) e a mais provável (M).



    Mattos (2010) diz que as durações podem ser representadas segundo uma distribuição de probabilidade beta (ver figura). Essa distribuição pode ser simétrica (a) ou assimétrica (b e c):



    FONTE: Mattos (2010)

    De acordo com o autor, nos três tipos de distribuições beta acima, a duração esperada (E) sempre terá uma probabilidade de ocorrência de 50%, pois divide a distribuição na metade e isto independe dos valores assumidos das durações Otimista (O), pessimista (P) e a mais provável (M).

    Portanto, há uma probabilidade de 50% da tarefa ser concluída no tempo esperado.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    FONTE:
    Mattos, Aldo Dórea Planejamento e controle de obras. São Paulo ; Pini, 2010,