SóProvas


ID
1910203
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Em relação à falência e de acordo com o que dispõe a Lei nº 11.101/05, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (d).

     

    a) CERTA. Art. 83. § 4o Os créditos trabalhistas cedidos a terceiros serão considerados quirografários.

     

    b) CERTA. Art. 95. Dentro do prazo de contestação, o devedor poderá pleitear sua recuperação judicial.

     

    c) CERTA. Art. 96.   § 1o Não será decretada a falência de sociedade anônima após liquidado e partilhado seu ativo nem do espólio após 1 (um) ano da morte do devedor.

     

    d) ERRADA. Art. 98. Citado, o devedor poderá apresentar contestação no prazo de 10 (dez) dias.

  • PRAZO PARA CONSTESTAÇÃO DO DEVEDOR: 10 (DEZ) DIAS!!!

  • Prazo geral para contestar = 15 dias.

    Prazo para contestar na falência = 10 dias!!!

  • ATENÇÃO!

    QUESTÃO DESATUALIZADA!

    O PARÁGRAFO 4º FOI REVOGADO. ELE DIZIA:

    § 4º Os créditos trabalhistas cedidos a terceiros serão considerados quirografários.             

    AGORA, MESMO QUE CEDIDO, MANTÉM A NATUREZA:

    § 5º Para os fins do disposto nesta Lei, os créditos cedidos a qualquer título manterão sua natureza e classificação.         

  • A questão tem por objeto tratar da falência. A falência, ao promover o afastamento do devedor de suas atividades, visa a preservar e otimizar a utilização produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos da empresa, inclusive os intangíveis.

    É legitimado para pedir a falência o próprio devedor, o cônjuge sobrevivente, herdeiro do devedor ou inventariante, o cotista ou acionista do devedor ou qualquer credor.

    Quando o pedido de falência for requerido pelo próprio devedor estaremos diante da chamada autofalência, contemplada nos arts. 105 ao 107, LRF. Trata-se, neste caso, de um procedimento de jurisdição voluntária (não há lide).

    Quando o pedido de falência for realizado pelo credor/empresário deverá ser apresentada em juízo a certidão do Registro Público de Empresas que comprove a regularidade de suas atividades. Ou seja, credores que estejam em situação de irregularidade perante a Junta Comercial não poderão pedir a falência do devedor. O legislador prevê ainda que os credores que não tiverem domicílio no Brasil deverão prestar caução relativa à custa e ao pagamento da indenização de que trata o art. 101, na hipótese de o pedido de falência ser doloso e for julgado improcedente pelo juiz.

    Nesse último caso para que o credor possa pedir a falência do devedor ele precisa fundamentar o seu pedido em uma das hipóteses previstas no art. 94, LRF: a) impontualidade injustificada (art. 94, I, LRF); b) Execução frustrada (Art. 94, II, LRF); e c) Atos de falência (art. 94, III, LRF).


    Letra A) Alternativa Correta. O art. 83, § 4º, LRF afirmava que os créditos trabalhistas cedidos a terceiros serão considerados quirografários.

    O referido parágrafo foi revogado pela Lei 14.112/20, e a redação do § 5º, LRF afirma que para os fins do disposto na Lei, os créditos cedidos a qualquer título manterão sua natureza e classificação.              



    Letra B) Alternativa Correta. Nesse sentido dispõe o art. 95, LRF que dentro do prazo de contestação, o devedor poderá pleitear sua recuperação judicial.



    Letra C) Alternativa correta. Dispõe o art. 96, que não será decretada a falência (...) VIII – cessação das atividades empresariais mais de 2 (dois) anos antes do pedido de falência, comprovada por documento hábil do Registro Público de Empresas, o qual não prevalecerá contra prova de exercício posterior ao ato registrado.




    Letra D) Alternativa Incorreta. É importante ressaltar que todas as defesas devem ser apresentadas no prazo de 10 (dez) dias.



    Gabarito do Professor : D




    Dica: Na hipótese de improcedência do pedido de falência, se ficar comprovado o requerimento doloso pelo Autor, este será condenado a indenizar o devedor/réu pelas perdas e danos sofridos em liquidação de sentença.