SóProvas


ID
1910368
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma consulta de enfermagem à gestante, a avaliação do estado nutricional e do ganho de peso gestacional tem o objetivo de acompanhar o estado nutricional da gestante para identificar as gestantes em risco nutricional (baixo peso, sobrepeso e obesidade) no início da gestação e detectar as gestantes com ganho de peso baixo ou excessivo para a idade gestacional. Para isso é importante realizar o cálculo do IMC na primeira consulta e seguir acompanhando o peso da gestante nas consultas posteriores. Com relação ao primeiro trimestre de gestação, a gestante considerada com sobrepeso apresenta IMC:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação do estado nutricional da gestante consiste na tomada da medida do peso e da altura e o cálculo da semana gestacional, o que permite a classificação do índice de massa corporal (IMC) por semana gestacional. Com base no IMC obtido na primeira consulta de pré-natal, é possível conhecer o estado nutricional atual e acompanhar o ganho de peso até o final da gestação. Recomenda-se que a gestante seja pesada em todas as consultas. A estatura pode ser aferida apenas na primeira consulta, desde que não seja gestante adolescente (menor de 20 anos), cuja medida deverá ser realizada pelo menos trimestralmente.

    O IMC é estimado pela relação entre o peso e a altura do indivíduo, expresso em peso, em quilos, dividido pela altura, em metros, ao quadrado.

    Abaixo de 18,5 – Baixo peso

    Entre 18,5 e 24,9 – Peso Normal

    Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso

    Entre 30 e 34,9 – Obesidade Grau I

    Entre 35 e 39,9 – Obesidade Grau II

    Acima de 40 - Obesidade Grau III

    Logo, Com relação ao primeiro trimestre de gestação, a gestante considerada com sobrepeso apresenta IMC >25.


    Resposta B


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

  • BAIXO PESO: IMC menor que 18.5 kg/m2

    PESO ADEQUADO: IMC18.5 e 24.9 kg/m2

    SOBREPESO: IMC entre 25.0 e 29.9 kg/m2

    OBESIDADE: maior que 30.0 kg/m2

    RESPOSTA: B.

  • O ganho de peso recomendado para uma gestante com o IMC entre >25kg/m² e 29,9kg/m² (sobrepeso) é de 7,0 a 11,5