Índice de Angstron
Desenvolvido na Suécia, este índice baseia-se fundamentalmente na temperatura e umidade relativa do ar, ambos medidos diariamente às 13 horas. Não é um índice cumulativo. A equação do índice é a seguinte:
B = 0,05H – 0,1(T – 27)
sendo:
B = índice de Angstron
H = umidade relativa do ar em %
T = temperatura do ar em °C
Índice Logarítmico do Telicyn
Desenvolvido na URSS, este índice tem como variáveis as temperaturas do ar e do ponto de orvalho, ambas medidas às 13 horas. O índice é acumulativo, isto é seu valor aumenta gradativamente, como realmente acontece com as condições de risco de incêndio, até que a ocorrência de uma chuva o reduza a zero, recomeçando novo ciclo de cálculos. Sua equação é a seguinte:
sendo:
I = índice de Telicyn
t = temperatura do ar em oC
r = temperatura do ponto de orvalho em °C
log = logaritmo na base 10
Índice de Nesterov
Desenvolvido na URSS e aperfeiçoado na Polônia, este índice tem como variáveis a temperatura e o déficit de saturação do ar, ambos medidos diariamente às 13 horas. O índice de Nesterov, que também é acumulativo, tem a seguinte equação básica:
sendo:
G = Índice de Nesterov
d = déficit de saturação do ar em milibares
t = temperatura do ar em oC
Fórmula de Monte Alegre
Desenvolvido através de dados da região central do Estado do Paraná, este índice, também acumulativo, tem como única variável a umidade relativa do ar, medida às 13 horas. A sua equação básica é a seguinte:
sendo:
FMA = Fórmula de Monte Alegre
H = umidade relativa do ar (%), medida às 13 horas
n = número de dias sem chuva