SóProvas


ID
191053
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes não germinam mesmo em condições adequadas de umidade, temperatura, luz e oxigênio. A dormência já se manifesta quando a semente completa seu ciclo de desenvolvimento, ou seja, por ocasião de sua colheita, diz-se que está ocorrendo uma

Alternativas
Comentários
  • Por definição, uma semente quiescente é aquela que inicia e completa o processo germinativo quando não há insuficiência de fatores do ambiente ou, segundo Baskin & Baskin [2], é aquela capaz de germinar na maior amplitude possível de fatores do ambiente físico, considerando-se os limites impostos pelo seu genótipo.

    Senescência é o processo natural de envelhecimento ao nivel celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo.

    Dormência induzida descreve a dormência que resulta de se fornecerem condições para a semente germinar (ex. água) mas por ser desfavorável qualquer factor ambiental a semente não germina, e persiste dormente, mesmo que se remova o factor inibitório da germinação.

    - Dormência primária é aquela que já se manifesta quando a semente completo seu desenvolvimento, ou seja, quando colhemos os sementes elas já apresentam dormência.


    - Dormência secundária é quando as sementes maduras, não apresentam dormência, ou seja, germinam normalmente, mas quando expostas a fatores ambientais desfavoráveis são induzidos ao estado de dormência.