SóProvas


ID
191128
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A percepção do ambiente se tornou um importante meio de análise utilizado por arquitetos e projetistas urbanos preocupados com a questão da comunicação do significado. Os princípios gerais da leitura da cidade por meio da semiologia urbana foram sintetizados também por Kevin Lynch. Ele

Alternativas
Comentários
  • Os 5 elementos que constam na sua obra “A Imagem da Cidade", assunto cobrado recentemente na prova da Prefeitura de Curitiba. Vamos a eles:

    .

    CAMINHOS (paths): “São canais ao longo dos quais o observador costumeiramente, ocasionalmente, ou potencialmente se move. Podem ser ruas, calçadas, linhas de trânsito, canais, estradas-de-ferro” (LYNCH, 1960, p. 47)

    LIMITES (edges): São elementos lineares constituídos pelas bordas de duas regiões distintas, configurando quebras lineares na continuidade. Podem ser barreiras, como rios, estradas e viadutos ou elementos de ligação como praças lineares, ruas de pedestres, etc.

    BAIRROS (districts): “Partes razoavelmente grandes da cidade na qual o observador “entra”, e que são percebidas como possuindo alguma característica comum, identificadora.” (LYNCH, 1960, p. 66)

    PONTOS NODAIS (nodes): São pontos estratégicos na cidade, onde o observador pode entrar, e que são importantes focos para onde se vai e de onde se vem, variando em função da escala, podendo se configurar como esquinas, praças, bairros, ou até uma cidade inteira, caso a análise seja em nível regional.

    MARCOS (landmarks): São elementos pontuais e singulares nos quais o observador não entra. Podem ser de diversas escadas, como torres, domos, edifícios, esculturas, etc.

    Segundo Lynch, estes são os 5 grandes grupos utilizados pelas pessoas para estruturar sua imagem da cidade.

    fonte: @dicasdearq