SóProvas


ID
1911475
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre os fatores de risco mais frequentemente associados ao desenvolvimento da pneumonia, incluem‑se imobilidade prolongada, imunossupressão, trauma e tabagismo.

Alternativas
Comentários
  • Trauma não é um fator de risco. 

     

  • Fatores de risco mais frequentemente associados ao desenvolvimento da pneumonia, incluem‑se: - fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos; - álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; - ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; - resfriados mal cuidados; - mudanças bruscas de temperatura. Portanto. imobilidade prolongada, imunossupressão e trauma não estão entre os fatores de risco mais frequentes para o desenvolvimento da pneumonia.


    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/233_pneumonia....
  • Trauma é fator de risco sim, pois uma lesão torácica faz com que o paciente não consiga respirar direito e nem tossir. No entanto, a questão pede os fatores de risco mais frequentes, e trauma , imunossupressão, imobilidade prolongada não estão entre os mais frequentes, tabagismo sim.

  • Gabarito: Errado.

     

    Complementando

     

    De acordo com Dicas em Saúde.Pneumonia.BVS

     

     

    Fatores de risco
    - fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
    - álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
    - ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
    - resfriados mal cuidados;
    - mudanças bruscas de temperatura.

     

    Observem que apesar de imobilidade prolongada, imunossupressão e trauma serem fatores de risco para a pneumonia não estão entre os fatores de risco mais frequentes para o desenvolvimento da mesma..