SóProvas


ID
1912066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos correntes da PMSP são formados pelo conjunto dos documentos correntes existentes nas suas várias unidades político-administrativas. Esses documentos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA "C"

     

    Os arquivos correntes são de uso frequente e rotineiro. Devem estar dispostos em local próximo à repartição em que são utilizados devido ao uso cotidiano e constante. Possuem valor primário para a organização, ao contrário dos arquivos permanentes.

     

    Fonte: anotações pessoais.

  • 1 – Arquivos Correntes: consultados mais frequentemente; são conservados em locais próximos de fácil acesso; são necessários no dia a dia; tem valor primário.
    A lei 8159/91 (Lei dos Arquivos), define que os documentos correntes são “aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes”.
    2 – Arquivos Intermediário: formado por documentos que deixaram de ser úteis no dia a dia; continuam necessário; não precisa estar próximo dos escritórios; economia; possuem valor primário.
    Observação de Paes:
    O arquivo intermediário deverá ser subordinado técnica e administrativamente ao arquivo permanente, a fim de evitar a proliferação de depósitos e manter uniforme a política arquivística. Para isso deve ser dirigido por profissionais de arquivo de alto nível, conhecedores dos métodos tradicionais de classificação e elaboração de instrumentos de pesquisa.
    Legislação: os “documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente
    Transferência: Arquivos correntes para o intermediário
    Recolhimento: Intermediário para o permanente
    .
    3 – Arquivos Permanentes: Perderam o valor de natureza administrativa; conservados pelo valor histórico; preservado em caráter definitivo; inalienáveis e imprescritíveis. Também chamado de arquivo morto. Valor secundário, histórico, cultural, probatório e informativo.

  • Com relação ao grau de sigilo: 

    Lei de acesso a informação Lei 12.527/2011

     

    Tempo que o documento pode permanecer em sigilo, ou seja, o prazo máximo que o governo pode segurar a informação.

    Ultrassecreto: máximo 25 anos

    Secreto: máximo 15 anos

    Reservado: 10 anos

    Obs:  O sigilo ultrassecreto pode ser prorrogado pelo governo por um prazo não superior a 25 anos, ou seja pode ser prorrogado por até 25 anos uma única vez, totalizando no máximo 50 anos.

  • ANA FREIRE, sua informação está ERRADA. A informação correta é (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm):

     

    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: 

     

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 

     

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e 

     

    III - reservada: 5 (cinco) anos. 

  • Arquivos correntes: São aqueles que guardam os documentos mais novos e mais utilizados na instituição.

     

     

    Gab.: C

  • Arquivos correntes: 

     

    Consultados mais frequentemente
    Conservados em locais próximos de fácil acesso
    Necessários no dia a dia
    Valor primário

     

    Arquivos intermediários: 

     

    Formados por documentos que deixaram de ser úteis no dia a dia, mas continuam necessários
    Não precisam estar próximos dos escritórios
    Valor primário

     

    Arquivos permanentes: 

     

    Perderam o valor de natureza administrativa
    Conservados pelo valor histórico
    Preservados em caráter definitivo 
    Inalienáveis e imprescritíveis
    Também chamados de arquivo morto 
    Valor secundário, histórico, cultural, probatório e informativo

  • LETRA C CORRETA

    CORRENTE ou 1º IDADE: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário. São arquivos ATIVOS.

  • A questão solicita a marcação de uma alternativa que corresponda a uma característica dos arquivos correntes. 
    a) Cada documento, após analisado, recebe um código, que é aplicado a partir do Plano/Código de Classificação. Esse código representa uma classe, e cada classe possui uma temporalidade nos arquivos correntes e intermediários, além de possuir uma destinação final específica, que pode ser a eliminação ou o recolhimento para a fase permanente. Portanto, o a definição sobre o documento ser eliminado ou não após o prazo mínimo de dois anos vai ser específica para cada documento, ou seja, não é possível generalizar da forma como o item propõe. Errada.

    b) Os documentos correntes possuem valor primário, ou seja, características administrativas, fiscais e legais. Somente os documentos de valor secundário possuem características históricas, culturais, probatórias e informativas e, são, por sua essência de interesse para a pesquisa científica. Errada.

    c) Os documentos correntes acabaram de ser criados ou recebidos para que alguma atividade da instituição possa ser desenvolvida. Nesse sentido, se a demanda existe, os documentos serão demandados, ou seja, há uma grande possibilidade que eles seja utilizados, com frequência, até que a atividade seja finalizada. Certa.

    d) O sigilo dos documentos depende do seu conteúdo e não da fase do ciclo vital - corrente, intermediário e permanente - em que ele se encontra. Errada.

    Gabarito do Professor: Letra C.