SóProvas


ID
191230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nos modelos macroeconômicos novos-clássicos, com preços flexíveis, contínuo equilíbrio nos mercados e expectativas racionais, os(as)

Alternativas
Comentários
  • Para essa questão é sempre bom ter em mente o seguinte: a cerne dos modelos novo-clássicos são os choques de oferta (não antecipados), já nos modelos keynesianos são os choques na demanda agregada.

    a) Nos modelos novos-clássicos choques inesperados de produtividade apresentam um efeito total na oferta e demanda agregadas, porém esses efeitos reais são só no curto prazo.

    b) há uma alteração na taxa de juros, mas não no produto de longo prazo.

    c) choques inesperados na demanda vão afetar o produto, os preços, os juros e consequentemente o câmbio

    d) mudanças inesperadas da oferta monetária têm efeito sobre o produto real de curto prazo

    e) uma expansão monetária, por exemplo, pode afetar o nível de preços, porém não altera o produto ou o desemprego. salários nominais sobem, mas não os reais. 
  • A versão forte da teoria novo-clássica diz que as expectativas da inflação serão a própria inflação. Ou seja, se os agentes perceberem uma mudança na oferta monetária, que alteraria a taxa de juros, os preços acompanhariam tal oscilação.

  • Os novos-clássicos, notadamente Lucas (1972,1976, 1980) e Sargent e Wallace (1975), afirmam que a política monetária anunciada, ou seja, aquela absorvida pelo público, não teria efeito real na economia, isto é, seria incapaz de fazer a produção aumentar; a única tradução desta seriam efeitos nominais, ou seja, aumento do nível de preços, obedecendo-se a regra da Teoria Quantitativa da Moeda. Segundo Lucas, a Curva de Phillips teria, no curto e no longo prazos, um formato vertical, pois, partindo-se da premissa da racionalidade microeconômica, o mercado estaria em equilíbrio, com a taxa de emprego vigente (ut) sendo igual à natural (Un). Desse modo, a inflação efetiva (πt) sendo igual à inflação esperada (πe). Assim, matematicamente: πt = πe -  α(Ut - Un). 

  • Mudanças esperadas da oferta monetária teriam efeito sobre o nível de preços, mas não sobre o produto real. Neste caso a curva de Phillips é Vertical.

     

    Resposta: E.