-
ERRADA
O correto seria no momento OPERACIONAL.
O momento explicativo versa, na verdade, sobre a análise dos atores envolvidos no planejamento, do ambiente interno e externo a instituição.
De acordo com C. Matus:
Momento Operacional: desenhar ações ou projetos concretos sobre cada Nó Crítico – as chamadas Operações do Plano, definir para cada Operação necessária os recursos necessários, os produtos esperados e os resultados previstos, construir cenários possíveis onde o plano será executado, analisar a trajetória do conjunto das operações em cada cenários e – a partir disto – tentar diminuir a vulnerabilidade do Plano.
MATUS, Carlos. O que é o Planejamento Estratégico Situacional?
-
O enfoque do Planejamento Estratégico Situacional – PES (Matus, 1993, 1994a, 1994b) surge, então, no âmbito mais geral do planejamento econômico-social e vem sendo crescentemente adaptado e utilizado em áreas como saúde, educação e planejamento urbano, por exemplo. Este enfoque parte do reconhecimento da complexidade, da fragmentação e da incerteza que caracterizam os processos sociais, que se assemelham a um sistema de final aberto e probabilístico, onde os problemas se apresentam, em sua maioria, não estruturados e o poder se encontra compartido, ou seja, nenhum ator detém o controle total das variáveis que estão envolvidas na situação.
GAB. E
-
De forma bem resumida, Matus propõe o Planejamento Estratégico Situacional (PES). Este é formado por quatro momentos: o momento explicativo, o normativo prescritivo, o estratégico e o tático operacional.
O momento explicativo: Explica a realidade
O momento normativo prescritivo: Quando se concebe um plano de ação
O momento estratégico: Estabelece as decisões articulando seus aspectos técnicos e políticos, escolhe as que ofereçam maior viabilidade e eficácia e, de acordo com o momento do jogo, seleciona uma delas. É o momento da montagem da estratégia.
O momento tático operacional: É o monitoramento da ação. O monitoramento controla e, se necessário, corrige a ação.
Referência: artigo de Wilson Bento FIGUEIREDO FILHO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SEGUNDO MATUS: PROPOSTA E CRÍTICA, acessado em http://www.rc.unesp.br/igce/geografia/pos/downloads/2002/planejamento.pdf
-
Não prestei atenção na questão e acabei errando, mas o momento explicativo , explica o problema de forma detalhada, compreendendo a realidade.