SóProvas


ID
1913044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Eric Hobsbawm, historiador britânico, identificou períodos subsequentes do século XIX, como a Era das Revoluções (1789–1848), a Era do Capital (1848–1875) e a Era dos Impérios (1875–1914), que levaram ao triunfo global do capitalismo. Em relação ao que chamou de breve século XX (1914–1991), formado pelo impacto da Revolução Russa, o autor propôs a Era dos Extremos, permeada pela Era da Catástrofe (1914–1945) e pela Era do Ouro (1947–1973). O autor ressalta que talvez a característica mais significativa do fim do século XX seja a tensão entre a acelerada globalização e a incapacidade conjunta das instituições públicas e do comportamento coletivo dos seres humanos de se acomodarem a ela.

     Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte, acerca dos regimes políticos e das principais correntes ideológicas que influenciaram os períodos relatados no texto.

Conforme as ideias liberais, o Estado vincula-se às iniciativas voltadas para a garantia do patrimônio público, mantendo-se alheio à atividade econômica.

Alternativas
Comentários
  • Conforme as ideias liberais, o Estado vincula-se às iniciativas voltadas para a garantia do PATRIMÔNIO PRIVADO, mantendo-se alheio à atividade econômica.

    A propriedade privada é a instituição jurídica que reconhece a exclusividade de uso de um bem material pelo seu possuidor.

     

  • Não está errado dizer que o Estado liberal está vinculado ao patrimônio público... Estaria errado dizer que ele SÓ está vinculado ao patrimônio público. Basta estudar o direito civil francês do século XIX para ver que já havia o conceito de "bem público".

  • Após a primavera dos povos, fica claro que o domínio burguês no estado se consolidou, tendo o mesmo produzido um sistema monárquico parlamentarista, dividindo o poder do Rei com o parlamento, além das constituições que garantia ao cidadão o direito a propriedade privada, acabando, por assim dizer, com o modo de produção feudal - pois as terras que eram comunas passam a se tornar bens e são vendidas.

    O estado então após a revolução industrial passa, juntamente com a classe burguesa, a atuar nos empreendimentos com a construção das ferrovias e com a expansão do comércio na Europa, África e Novo Mundo.

    É errado dizer que ele esteve "alheio" a atividade econômica, na realidade, ele esteve totalmente imerso a ela.

    GABARITO ERRADO