SóProvas


ID
191308
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um investidor tem um determinado portfólio e compra um ativo com alto risco (isto é, alto desvio padrão de retornos) mas com coeficiente de correlação de retornos negativo, em relação ao portfolio original. Nessas condições, certamente o novo portfólio

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é simples. Se a correlação entre o ativo e o portfólio é negativa, isso significa que se o portfólio valoriza, o ativo desvaloriza e vice-versa. Portanto, pode ocorrer uma ocasião onde a carteira teria um risco nulo, ou seja, de qualquer maneira ela teria uma valorização sem apresentar um risco (ou desvio-padrão).

    Essa é a ideia da teora de Markowitz, que aborda o fato de uma carteira poder ter um risco menor do que o risco do ativo menos arriscado da carteira.
  • O fundamento desta questão acredito estar na teoria de Markowitz, como nosso amigo Daniel Camargo bem citou acima: ou seja, é ter uma carteira de ativos com os coeficientes de correlação de retorno entre eles o mais negativo possível, ou melhor, o risco de um ativo não deve estar relacionado com o risco do outro ativo - eles devem ter um comportamento de retorno diferente um do outro - pois assim diminuiria o risco geral da carteira. Com esta atitude de diversificação, o risco da carteira pode ser inferior ao menor risco de um ativo que a componha.
    Tirei esta conclusão com base na resposta do amigo acima e também através do trabalho que está neste site: http://www.iepg.unifei.edu.br/edson/download/Artclebersimpep2002.pdf
    Abraço a todos e bons estudos!

     
  • De fato, como os colegas colocaram esta questão se baseia na teoria de portifólio de Makowits.
    No entanto, nada podemos afirmar sobre as letras c), d) e E), pois não sabemos qual o peso desse ativo no portifólio. Desta forma, apesar desse ativo ser de alto risco e ter correlação negativa, nada podemos dizer sobre o retorno esperado.
    O risco nulo poderá ocorre, se o peso do ativo for o mesmo dos demais pertencentes ao portifólio, se o risco (desvio padrão) deles forem os mesmos e se o coeficiente de correlação entre o ativo e o restante do portifólio for igual a -1.
    A letra b) vai contra a teoria. 
  • Errei por que não sabia que o modelo de Markowitz, especialmente como o andré citou não considera o risco sistemático ou não diversificável. Se a correlação entre dois ativos de uma carteira for -1, o risco será zero, conforme está no link que o colega colocou.