SóProvas


ID
1914211
Banca
CONSULTEC
Órgão
Prefeitura de Ilhéus - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

À luz dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) Normalmente, as indústrias só reconhecem o resultado obtido na venda no momento em que há transferência do bem ou serviço ao adquirente.

( ) O Princípio da Realização da Receita, ou competência, aproxima os conceitos de lucro em Economia e em Contabilidade.

( ) Os ativos, contabilmente, devem ser registrados sempre por seu valor corrente de mercado.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar da Banca: 04)

    A banca claramente se atrapalhou invertendo o gabarito, no lugar V ela coloca F e no lugar de F ela colaca V.
    I. VERDADEIRO
    Segundo o CPC 30 - Receitas, a receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas todas as seguintes condições:
    (a) a entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;
    (b) a entidade não mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens vendidos em grau normalmente associado à propriedade e tampouco efetivo controle sobre tais bens;
    (c) o valor da receita possa ser mensurado com confiabilidade;
    (d) for provável que os benefícios econômicos associados à transação fluirão para a entidade; e
    (e) as despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser mensuradas com confiabilidade.
    Com isso, conclui-se que a afirmativa é verdadeira.
    II. FALSO
    Vimos que a realização da receita ocorre quando da transferência do bem ou do serviço para terceiros.
    O lucro do ponto de vista econômico é distinto, pois já é considerado na fase de elaboração dos produtos. Ou seja, já considera-se que o valor agregado foi realizado.
    III. FALSO
    Nem sempre os ativos devem ser registrados pelo valor corrente de mercado. Há diversos outros CPCs que falam de outros critérios de avaliação de ativos. Veja, por exemplo, o art. 183 da Lei 6.404 (Lei das S.A.) que estabelece:
    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
    I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo: (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
    a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)
    b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito; (Incluída pela Lei nº 11.638,de 2007)
    II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior;
    III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas; e etc...

    Portanto..Gabarito correto é a letra A.

  • Bases de mensuração para ATIVOS:

    a) custo histórico;

    b) valor de mercado;

    c) custo de reposição ou substituição;

    d) preço líquido de venda;

    e) valor em uso.