SóProvas


ID
1914241
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A partir da análise dos diversos elementos, formas e conteúdos, é possível classificar os documentos de diferentes maneiras. Considerando um documento carta precatória, essa é uma classificação quanto

Alternativas
Comentários
  • C) 5o) De acordo com a Professora Heloísa Bellotto, os termos gênero, espécie e tipo documental possuem as seguintes definições:
    • Gênero – “configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos de que seus executores se serviram para registrar a mensagem”.
    • Espécie – “configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”.
    • Tipo – “configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou”.
    Assim sendo, um relatório é exemplo de “espécie documental”. Quando especificamos a espécie (relatório financeiro, relatório de recursos humanos), temos a caracterização de “tipos documentais”.

    Logo, podemos exemplificar:
    Contrato, Edital e Certidão são espécies documentais.
    Contrato de Prestação de Serviços, Edital de Concurso Público e Certidão de Nascimento são tipos documentais.
    Portanto, podemos concluir que o tipo documental é a espécie mais a sua atividade ou razão funcional.

  • De acordo com a classificação dos documentos, filme, códice e contrato são, respectivamente, exemplos de: e) suporte(Filme), formato(Código) e espécie(Contrato).
    SuporteM: Material sobre o qual as informações são registradas. Ex. fita magnética, filme de nitrato, papel
    FOrmaC: Estágio de preparação e de transmissão de documentos. Ex. original, cópia, minuta, rascunho
    FoRMAto: Configuração física de um suporte, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado. Ex. caderno, cartaz, diapositivo, folha, livro, mapa, planta, rolo de filme
    Gênero-FITA: Configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo. Ex. documentação audiovisual, documentação fonográfica, documentação iconográfica, documentação textual
    EspéCieBD: Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Ex. boletim, certidão, declaração, relatório, contrato;
    Tipo(DIR): Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. Ex. boletim de ocorrência, boletim de freqüência e rendimento escolar, certidão de nascimento, certidão de óbito, declaração de bens, declaração de imposto de renda, relatório de atividades, relatório de fiscalização Papel, cartaz, original, decreto, textual e contrato de aluguel são, respectivamente, exemplos das definições de: d) SuporteM, formatoPLMC, fOrmaC, espécieBCO, gêneroFITA e tipoDIR.

  • Resolução: carta precatória é um tipo documental, pois tipo documental é a união da espécie com a função do documento. Carta (espécie) precatória (função) = carta precatória = tipo.

    Resposta: C