SóProvas


ID
191449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quanto ao regime de política monetária no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Correta é a opção D.
    Opção A: incorreta. Na década de 90 o controle da expansão da base monetária era um dos instrumentos de política monetária.
    Opção B: incorreta. Em nenhum lugar está dito que estes ministros podem participar.
    Opção C: incorreta. O descumprimento da meta da inflação acarreta uma carta aberta ao Ministro da Fazenda, por parte do Presidente do BACEN, explicando o motivo do não atingimento da meta.
    Opção E: incorreta. O principal instrumento de política monetária é o open-market.

    Fonte:http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=34256985

  • A - No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão    redução   da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária.

    Numa economia com inflação, os preços estão altos. É preciso que a demanda por produtos/serviços diminua. O Bacen faz a redução de base monetária no mercado de forma que a pouca demanda da população (sem R$) abaixe os preços.
  • Esse índice adotado seria o INPC?
  • O referido índice é o IPCA do IBGE.
  •  A questão possui duas alternativas corretas.

    Alternativa publicada como certo no gabarito oficial: Para fins de estabelecimento das metas de inflação, o índice de preços adotado no Brasil é, segundo norma editada pelo CMN, o índice de preços ao consumidor amplo, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

     

    Outra alternativa Correta: No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária.

    Argumentos:

    Segundo Amaury Gremaund, Marco Vasconcellos, Rudnei Junior em Economia Brasileira Contemporânea, 6° edição (2005), página 236 e 498

    “ O Banco Central é o órgão responsável pela condução da política monetária, mediante a utilização dos instrumentos disponíveis para controlar a oferta de moeda no país”

    “ Com a doção do sistema de câmbio flutuante e perda da âncora cambial como referencial de preços, o Banco Central passou a adotar, a partir de Julho de 1999, o sistema de Metas de Inflação como regra para política monetária. De acordo com ele, a função básica do Banco Central e da política monetária é o cumprimento da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional…”

    Segundo Sachs – Larrain em Macroeconomia (2004), página 637:

    Depois de definidas as metas macroeconômicas, a autoridade deve especificar os instrumentosdisponíveis para ajudar a economia a tingi-las. Em geral, há dois instrumentos de política: os da política fiscal e os da política monetária.

    Segundo Gilson Oliveira e Marcelo Pacheco em Mercado Financeiro (2006), página 37:

    “O sistema de metas de inflação representa a adoção, pela autoridade monetária, de uma meta explícita para a inflação no país, para um período que geralmente é de um ano, podendo ter ou não uma “faixa de tolerância” em torno desta meta. Com essa medida, o Bacen anuncia formalmente que utilizará todos os instrumentos de política monetária disponível para atingir a meta”

    Segundo Eduardo Fortuna (2008) 17° Edição, página 54 e 58

    “Política Monetária pode ser definida com o controle a oferta da moeda e das taxas de juros de curto prazo que garanta a liquidez ideal de cada momento econômico.”

    “A partir do segundo semestre de 1999, a política monetária passou a ser subordinada ao conceito deInflation targetting ou Meta de Inflação”

    ….

    “Assim, por lei, o BC tem a obrigação de usar todos os meios necessários de política monetária para obtenção destas metas.”

  • Oi Ana Paula, também fiquei nessa dúvida.

    Acredito que o que faz dela incorreta é a frase EFETUA CONTROLE

    "Um regime de câmbio fixo consiste justamente na disciplina que este regime impõe na condução da política econômica, pois o banco central não pode controlar a taxa de juros nem tampouco financiar déficit público através da emissão de moeda."

    Alguem pode esclarecer melhor essa dúvida?

    Fonte
  • corrigindo a letra a: através da política fiscal e monetária são adotadas medidas restritivas ou expansivas da economia.

    cmn fixa a meta da inflação, bcb  implementa o cumprimento da meta, copom fixa a meta da taxa de juros de cuto prazo - tx selic
  • Acredito que o erro da letra a é quando informa 'No regime monetário atual' , sendo que o correto é que já é adotado desde o regime anterior.
  • Também conhecido como Open Market (Mercado Aberto)(considerado o instrumento mais eficaz), as operações com títulos públicos é mais um dos instrumentos disponíveis de Política Monetária. Este instrumento, considerado um dos mais eficazes, consegue equilibrar a oferta de moeda e regular a taxa de juros em curto prazo.

    A compra e venda dos títulos públicos se dá pelo Banco Central. De acordo com a necessidade de expandir ou reter a circulação de moedas do mercado, as autoridades monetárias competentes resgatam ou vendem esses títulos.

    Se existe a necessidade de diminuir a taxa de juros e aumentar a circulação de moedas, o Banco Central compra (resgata) títulos públicos que estejam em circulação.

    Se a necessidade for inversa, ou seja, aumentar a taxa de juros e diminuir a circulação de moedas, o Banco Central vende (oferta) os títulos disponíveis.

    Portanto, os títulos públicos são considerados ativos de renda fixa, tornando-se uma boa opção de investimento para a sociedade.

    Outra finalidade dos títulos públicos é a de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como financiar atividades do Governo Federal, como por exemplo, Educação, Saúde e Infra-estrutura.


     

  • O erro da letra A é o fato de o BC atingir a meta de inflação através da taxa de juros fixada pelo COPOM. Sendo que taxa de juros não é instrumento de politica monetaria ( Open Market, redesconto, compulsório). Questão complicada, se bate o olho na pressa marca a letra A e vai embora....

  • A - Quem fixa metas de inflação não é o CMN pois é um orgão normatizador e não executor.

    B - Composição errada

    C - Descumprimento da meta não acarreta desoneração do presidente, mas o mesmo deve informar o motivo pelo qual a mesma não foi atingida.

    D - Correta - Através de meios estatísticos é possível estimar oferta e demanda - IPCA

    E - Open market - Compra e venda de títulos públicos onde o Bacen obriga tanto a compra quanto a venda dos mesmos. 

  • Magno Netto: O CMN é quem fixa a meta para a Inflação. Não saia por aí escrevendo o que não sabe, pois isso prejudica os que estudam por aqui. Veja um exemplo:

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/06/cmn-mantem-meta-de-inflacao-em-45-para-o-ano-de-2015.html

  • Taxa Selic definida pelo Copom, isto é,  o Copom define a taxa de juros ou Selic-Meta,

    Metas de Inflação é definda pela CMN.


  • A meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional tem de ser cumprida pelo Banco Central. Quando isso não ocorre, a autoridade monetária precisa informar, por carta, ao Ministério da Fazenda, os motivos do não cumprimento

  • a) No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária.

    Analisando bem a questão, percebi que o erro está quando ela restringe apenas no combate à EXPANSÃO DA BASE MONETÁRIA. Pois o contrário também pode ser feito, o controle da redução da base monetária.

    Apenas eu penso assim?


  • a) No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão ou redução da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária.

     

    b) Os ministros da Fazenda e do Planejamento não participam das reuniões do COPOM.

     

    c) O descumprimento da meta de inflação acarreta carta aberta do presidente do BACEN para o ministro da Fazenda explicando os motivos do descumprimento da meta.

     

    e) O principal instrumento de política monetária são as operações de mercado aberto (open market).

  • Na alternativa A, o erro acontece porque quem tem o objetivo de cumprir a meta da inflação é o COPOM e não o BACEN.

  • Com base no Decreto 3088/99:

      Art. 1o Fica estabelecida, como diretriz para fixação do regime de política monetária, a sistemática de "metas para a inflação".

      § 1o As metas são representadas por variações anuais de índice de preços de ampla divulgação

     § 2o As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional - CMN, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda,

    Art. 2o Ao Banco Central do Brasil - BACEN - compete executar as políticas necessárias para cumprimento das metas fixadas.

     Art. 3o O índice de preços a ser adotado para os fins previstos neste Decreto será escolhido pelo CMN, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda.

     Art. 4o Considera-se que a meta foi cumprida quando a variação acumulada da inflação - medida pelo índice de preços referido no artigo anterior, relativa ao período de janeiro a dezembro de cada ano calendário - situar-se na faixa do seu respectivo intervalo de tolerância.

      Parágrafo único. Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter:

      I - descrição detalhada das causas do descumprimento;

      II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e

      III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.


    BONS ESTUDOS!

  • Ainda não consegui encontrar o erro na alternativa A por que de fato o bacen é quem usa de de instrumentos de política monetária como REDESCONTO,OPEN MARKET.

  • MEU DEUS QUANTA CONFUSÃO, vocês estão confundindo tudo.

    veja bem o ERRO da letra A: No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária. 

    O objetivo do BACEN é estar dentro da meta de inflação, para isso ele pode efetuar o controla de EXPANSÃO da base monetária ou RETRAÇÃO. Se a inflação está acima da meta, o BACEN deve adotar medidas contracionistas (para reduzir os meios de pagamento e consequentemente reduzir a inflacão), se a inflação está abaixo da meta (não é o caso) aí sim o BACEN deveria tomar medidas para a EXPANSÃO da base monetária.

    OBS.:

    Expandir a base monetária = aumentar os meios de pagamento

    Contrair a base monetária = reduzir os meios de pagamento

    Meios de pagamento = Papel moeda em poder do público + depósito à vista 

    O examinador poderia usar como sinônimo de meios de pagamento, a palavra liquidez. Os meios de pagamento têm alta liquidez.

    Open market, redesconto, compulsório são INSTRUMENTOS para contrair ou expandir a base monetária. Por exemplo, se o BACEN quer reduzir a base monetária ele aumenta o compulsório, aumenta o redesconto e vende título. Se ele quer expandir a base, ele diminui o redesconto, diminui o compulsório e compra os títulos. 


    A título de curiosidade, as metas de inflação atualmente são de 4,5% podendo variar 2 pontos percentuais (2,5% a 6,5% está dentro da meta) e o IPCA nos últimos anos tem ficado no limite da meta, 6,5%. Portanto, atualmente o BACEN tem que tomar medidas para contrair a base monetária.

  • Quem estabelece as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros é o Copom(Comitê de Política Monetária do Bacen), que foi instituído em 20 de junho de 1996. O Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar a meta para a taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.


  • Quem estabelece as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros é o Copom(Comitê de Política Monetária do Bacen), que foi instituído em 20 de junho de 1996. O Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar a meta para a taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.


  • Pedro, penso que embora a alternativa "A" não esteja totalmente correta em razão de não estar completa, ela também não está errada. É MUITO questionável. Acaba se tornando mais uma questão de português do que legislação. Claro que é muito confortável e tentador querermos encontrar uma justificativa depois de sabermos o gabarito. Não que isto sirva de algo, mas tenho mestrado em macroeconomia e para mim a alternativa fez todo o sentido. Muitas questões em muitos concursos sofrem deste mesmo problema, isto é, ora está incompleta e é dada como correta, ora incompleta e incorreta. Se você tem o controle sobre algo, algumas pessoas podem interpretar que pode aumentar ou diminuir isso à sua vontade, enquanto outras não. Em minha humilde opinião, a Cespe forçou a barra nessa.

  • Para mim a letra A também está correta, pois o Bacen tem de cumprim a meta de inflação. E seu principal instrumento para isso é a Selic.

     

  • PQP!! O qc não tem prof de conhecimentos bancários!! .. aff