SóProvas


ID
1915609
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Seu doutô os nordestino têm muita gratidão

Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão

Mas doutô uma esmola a um homem qui é são

Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão


É por isso que pidimo proteção a vosmicê

Home pur nóis escuído para as rédias do pudê

Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê

Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê

Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage

Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage


Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage

Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage

Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação!

Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão

Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos 

Aponte a opção em que o conceito que explica a linguagem do homem do sertão se encontra alinhado às atuais concepções da sociolinguística.

Alternativas
Comentários
  • Simplesmente não existe erro em língua. Existem, sim, formas de uso de línguas diferentes daquelas que são impostas pela tradição gramatical.

  • Quando se escreve: Eu vi ela. A mensagem é compreendida, portanto não está escrito da forma correta.

    Essa forma é entendida como linguagem falada.

     

    Vídeo aula + resumo + revisão = APROVAÇÃO! 

  • Entendi como externos, influencias de outros estados e ou municípios, que realmente no meu ponto de vista não influenciam em outros para 

    a concepção de sotaques, gírias e vícios de linguagem locais. Para mim isso se dá de forma interna e sem influencia.

  • Respostas, na minha opinião, totalmente insatisfatória e mal formulada. Quer dizer que se, em um concurso,eu fizer uso de tais diferenças em respostas de concordância ou regência será considerado como corretas por qualquer banca? Já que, como afirmado pela banca, não existe erro na língua por existir diferentes formas de seu uso? Será levado em consideração, principalmente em redação, a diferença na língua daquela imposta pela tradição gramatical???

  • Bizarra esta banca!!!

  • É cada questão ruim..... Gente do céu!

  • horrível não sei como ainda existe essa banca

  • Quando se falou em "sociolinguística" eu entendi como uma variação social da língua, ou variação diastrática, como alguns livros ensinam. Essas variações linguísticas sociais ocorrem em virtude de convivência entre grupos sociais distintos, por exemplo, linguagem de advogados, médicos. Mas fiquei na dúvida pelo fato de existir mais um tipo de variação linguística chamada de geográfica ou diatópica. Como a questão tratou de "linguagem do homem do sertão" eu entendi, também, que seria uma variação em razão das diferenças regionais. Tive muito dificuldade com essa questão, fui por eliminação.

  • Não existe erro na fala, o que existe é inadequação.....

  • Aponte a opção em que o conceito que explica a linguagem do homem do sertão se encontra alinhado às atuais concepções da sociolinguística.

    A)Quando se observam formas diferentes, como presentes na canção de Luiz Gonzaga, analisadas com critérios, revelam-se ilógicas e incoerentes.(tem lógica e coerência)

    B)As línguas não vivem à deriva, elas precisam da gramática para existir, são inaceitáveis erros como “pur nóis iscuído”. (aceitáveis)

    GABARITO:

    C)Simplesmente não existe erro em língua. Existem, sim, formas de uso de línguas diferentes daquelas que são impostas pela tradição gramatical.

    D)A língua varia conforme fatores internos ou externos. Nesse último caso, a posição geográfica, social, cultural e histórica não são condicionantes para uma variação linguística significativa. (são)

  • A única vez que foi bom ser lacrador!! Nada é errado, tudo é relativo, não existe o certo, mas cada um tem sua verdade. Assim, acertei a questão

  • Pessoal e porque as pessoas falam diferente em cada região do país. Errado não tá. Porque se respeita a cultura e as diversidades do país. Mas se forem escrever uma redação ou algo do tipo, aí sim esse tipo de escrita está errado, porque tem a norma culta padrão brasileira. É que por sinal é mais difícil do que a americana. Rs bons estudos.