SóProvas


ID
1916086
Banca
Nosso Rumo
Órgão
Prefeitura de Mairinque - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No último andar, nas lajes de cobertura de um edifício deve-se executar uma proteção térmica e uma impermeabilização. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento que NÃO isola termicamente a cobertura.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    A Vermiculita é um mineral formado pela superposição de finíssimas lamínulas, que submetido a altas temperaturas (cerca de 800 ºC), sofre uma grande expansão de até quinze vezes o seu volume original, constituindo-se no produto industrializado, denominado Vermiculita Expandida, que possui múltiplas e interessantes utilizações em vários setores da atividade humana.

    Vantagens: Isolação; Facilidade de Aplicação; Resistência ao Fogo: as características de resistência ao fogo são totalmente reconhecidas e aprovadas pelas Seguradoras e Corpo de Bombeiros; Versátil; Proteção Mecânica.

    Também conhecido como poroso e espumoso, esse concreto possui vazios que o tornam mais leve. Enquanto a massa específica do concreto convencional é de aproximadamente 2.300 kg/m³, a do concreto celular varia de 300 kg/m³ a 1.850 kg/m³. Esse concreto também é bastante resistente contra fogo, umidade, fungos e agentes químicos, sendo um bom substituto do drywall em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. Sua baixa condutibilidade térmica reduz a transmissão e a perda de calor em um espaço, deixando a temperatura no interior mais agradável e possibilitando a economia de energia elétrica que seria utilizada para resfriar ou aquecer o ambiente. Além disso, o concreto celular apresenta um ótimo desempenho acústico (superior ao do concreto convencional), e os blocos feitos com esse material são capazes de se adaptar muito bem às estruturas com elementos feitos em concreto armado, pré-moldado e aço.

    As aplicações do EPS na construção civil são variadas. A espuma rígida de EPS é comprovadamente um material isolante. Como plástico composto basicamente por 'vazios', contendo ar e fisicamente estável pode suportar variações de temperaturas de -50º a +80º Celsius, sendo assim um material isolante da melhor qualidade, capaz de suportar variações de temperaturas.

    A questão da utilização de tijolos furados também interfere negativamente na estrutura da sua construção. Isso acontece com a escolha de tijolos do tipo baianinho ou baianão nas alvenarias de nivelamento, os quais no momento que forem submetidos à compressão pelo peso das paredes, serão esmagados e, assim, a base sobre a qual foi feita a impermeabilização deverá se desfazer, causando problemas de infiltração já que a capa de impermeabilização será danificada.

    É um produto obtido a partir da oxidação de uma base asfáltica com o objetivo de obter um melhoramento em sua tenacidade, susceptibilidade térmica e resistência ao meio ambiente. Aplicação a quente.