a) Os benzodiazepínicos ativam o sistema Gaba, que é um sistema inibitório da função neuronal. Daí os seus efeitos sedativos, relaxantes musculares e mesmo anticonvulsivantes. O uso continuado provoca fenômenos de tolerância e dependência.
Pagina 162- Caderno de Atenção Básica - 34.
b) Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são os “antidepressivos” mais recentes, com o destaque para a fluoxetina. São substâncias mais “limpas”, ou seja, agem sobre poucos sistemas de neurotransmissão.
Pagina 165- Caderno de Atenção Básica - 34.
c) Os sintomas psicóticos que respondem à medicação geralmente vêm acompanhados de uma série de mudanças “atípicas” na vida da pessoa e raramente ocorrem isolados. São considerados medicamento neurolépticos: Diazepam, Clonazepam, Bromazepam e Alprazolam.
Diazepam Clonazepam, Bromazepam E Alprazolam --> SÃO benzodiazepínicos
neurolépticos --> Clorpromazina, Levomepromazina, Tioridazina, Flufenazina, Haloperidol e Trifluoperazina (TÍPICOS) e Risperidona, Olanzapina, Sulpirida e Clozapina (ATIPICOS.
d) Os neurolépticos agem bloqueando a transmissão da dopamina no cérebro, com efeitos motores (contenção química), hormonais e sobre o pensamento. Alguns dos neurolépticos apresentam formulação injetável de depósito.
Pagina 157- Caderno de Atenção Básica - 34.