SóProvas


ID
1916107
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os psicofármacos são um recurso, dentre outros, para o tratamento em saúde mental. Entretanto, o seu uso só faz sentido em um contexto de vínculo e de escuta entre o paciente e o profissional de saúde. É importante que as equipes da Atenção Básica possam ter uma expectativa realista de que tipo de problema de saúde mental pode ou não responder a uma determinada medicação. Sobre os psicofármacos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os antipsicóticos ou neurolépticos são medicamentos inibidores das funções psicomotoras, a qual pode encontrar-se aumentada em estados, por exemplo, de excitação e de agitação. Paralelamente eles atenuam também os sintomas neuro-psíquicos considerados psicóticos, tais como os delírios e as alucinações. São substâncias químicas sintéticas, capazes de atuar seletivamente nas células nervosas que regulam os processos psíquicos no ser humano e a conduta em animais. Os benzodiazepínicos são capazes de estimular no cérebro os mecanismos que normalmente equilibram estados de tensão e ansiedade. Ultimamente as pesquisas têm indicado a existência de receptores específicos para os Benzodiazepínicos no Sistema Nervoso Central (SNC). Os Benzodiazepínicos são ansiolíticos e nada mais que isso, não são antineuróticos, antipsicóticos ou antiinsônia.
  • Clordiazepóxido (Librium, Psicossedin); Diazepam (Valium); Clonazepam (Rivotril), Bromazepam (Lexotam), Alprazolan (Frontal), Lorazepam (Lorax), Cloxazolan, entre outros. http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.psiqweb.med.br/site/?area%3DNO/LerNoticia%26idNoticia%3D213&ei=Nz4IcZMh&lc=pt-BR&s=1&m=291&host=www.google.com.br&ts=1464213944&sig=APY536wsugeicEMV__hMbZh0GfC_GpawMA
  • Fluoxetina é um dos mais recentes???

  • Os benzodiazepinicos não são neurolepticos
  •  a) Os benzodiazepínicos ativam o sistema Gaba, que é um sistema inibitório da função neuronal. Daí os seus efeitos sedativos, relaxantes musculares e mesmo anticonvulsivantes. O uso continuado provoca fenômenos de tolerância e dependência.

    Pagina 162- Caderno de Atenção Básica - 34.

     b) Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são os “antidepressivos” mais recentes, com o destaque para a fluoxetina. São substâncias mais “limpas”, ou seja, agem sobre poucos sistemas de neurotransmissão.

    Pagina 165- Caderno de Atenção Básica - 34.

     c) Os sintomas psicóticos que respondem à medicação geralmente vêm acompanhados de uma série de mudanças “atípicas” na vida da pessoa e raramente ocorrem isolados. São considerados medicamento neurolépticos: Diazepam, Clonazepam, Bromazepam e Alprazolam.

    Diazepam Clonazepam, Bromazepam E Alprazolam --> SÃO benzodiazepínicos

    neurolépticos --> Clorpromazina, Levomepromazina, Tioridazina, Flufenazina, Haloperidol e Trifluoperazina (TÍPICOS) e Risperidona, Olanzapina, Sulpirida e Clozapina (ATIPICOS.

     d) Os neurolépticos agem bloqueando a transmissão da dopamina no cérebro, com efeitos motores (contenção química), hormonais e sobre o pensamento. Alguns dos neurolépticos apresentam formulação injetável de depósito.

    Pagina 157- Caderno de Atenção Básica - 34.