SóProvas


ID
1916116
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde assumiu o compromisso de reestruturar o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), com o objetivo de melhorar a qualidade da informação em saúde e de otimizar o uso dessas informações pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos. A essa reestruturação, deu-se o nome de Estratégia e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB). Sobre o e-SUS AB, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O que é e-SUS AB


    A estratégia e-SUS AB busca reestruturar e integrar as informações da Atenção Básica em nível nacional. O objetivo é reduzir a carga de trabalho na coleta, inserção, gestão e uso da informação na AB, permitindo que a coleta de dados esteja inserida nas atividades já desenvolvidas pelos profissionais.Por meio do e-SUS AB, a rede de serviço que compõe a Atenção Básica alimentará o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), que substitui o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab).

    As possibilidades de utilização da estratégia se adaptam à realidade dos municípios, especialmente no que diz respeito à informatização e à conectividade das Unidades Básicas de Saúde. Nas UBS onde os ambientes de atendimento (recepção, consultórios, sala de procedimentos) contam com computadores, é possível a utilização do Sistema com PEC, mesmo sem acesso à internet, que fornece informações individualizadas de cada um dos usuários da unidade e contém funcionalidades que facilitam o dia a dia das equipes, como a organização das agendas dos profissionais que atuam na AB.

    As Unidades Básicas de Saúde que possuem menos infraestrutura de informática poderão adotar o Sistema com CDS, em que as informações são registradas em fichas de papel e depois digitadas no sistema. Já os municípios que já contavam com sistema próprio podem transmitir seus dados a partir da integração dos dois softwares, de acordo com as orientações técnicas disponíveis no site do e-SUS AB. 

     

    http://dab.saude.gov.br/portaldab/o_que_e_esus_ab.php

  • Resposta: A

    B. As equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), equipe de Consultório na Rua (CnaR), equipes de Atenção Domiciliar (AD), assim como as ações realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), no Programa Academia da Saúde e desenvolvidas pelas equipes de Saúde no Sistema Prisional (eSP), são programas que fazem parte do novo sistema e-SUS AB.

    O SISAB contempla (por meio do e-SUS AB) o registro das informações produzidas por todas as equipes da Atenção Básica, incluindo as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipe de Consultório na Rua (CnaR), equipes da Atenção Domiciliar (AD), assim como as ações realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, no Programa Academia da Saúde e desenvolvidas pelas Equipes de Saúde no Sistema Prisional (ESP)

    C. A Coleta de Dados Simplificada (CDS) é um dos componentes da estratégia e-SUS AB, que tem como objetivo ser um programa de digitação de fichas que contém dados coletados em cadastros, visitas domiciliares, atendimentos e atividades desenvolvidas nas UBS pelas equipes de AB. A CDS é composta por sete fichas para o registro de informações, divididas em três blocos.

    A Coleta de Dados Simplificada (CDS) é um dos componentes da estratégia e-SUS AB, sendo utilizada principalmente nos serviços de saúde que não dispõem de sistema informatizado para utilização rotineira no trabalho. É composta por sete fichas para o registro de informações, divididas em quatro blocos. São elas: ficha de cadastro do domicílio e do indivíduo, de atendimento individual, de atendimento odontológico, de atividades coletivas, de procedimentos e de visita domiciliar.

    D. O ponto de partida do e-SUS AB é o registro das informações em saúde de forma individualizada, permitindo o acompanhamento do histórico de atendimentos de cada usuário, assim como da produção de todo profissional da AB. Outro ponto importante é a integração dos diversos sistemas de informação oficiais existentes na Atenção Básica, reduzindo a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento.

    O ponto de partida dessa reestruturação é o registro das informações em saúde de forma individualizada, permitindo o acompanhamento do histórico de atendimentos de cada usuário, assim como da produção de cada profissional da Atenção Básica. Outro ponto importante é a integração dos diversos sistemas de informação oficiais existentes na Atenção Básica, reduzindo a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento (fichas/sistemas), o que otimiza o trabalho dos profissionais e o uso da informação para gestão e qualificação do cuidado em saúde.

    Fonte: MANUAL DO SISTEMA COM COLETA DE DADOS SIMPLIFICADA – CDS (versão 1.3) - Versão preliminar