SóProvas


ID
191632
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O deslocamento para a esquerda da curva de oferta de um bem num mercado de concorrência perfeita pode ser ocasionado, tudo o mais constante, por

Alternativas
Comentários
  • a) desloca a demanda para esquerda

    b) desloca a demanda para direita

    c)desloca a demanda para esquerda

    d) desloca a oferta para direita

    e) Certa!!!!
  •  Nós temos a tributação direta e a indireta. A direta é aquela em que os tributos incidem sobre as pessoas e/ou patrimônio, enquanto a indireta é aquela em que eles incidem sobre a produção. São exemplos de tributos diretos: Imposto de renda, IPTU, IPVA, etc. Tributos indiretos: IPI, ICMS, ISS. Nesse sentido, a tributação que influencia a oferta é a tributação indireta, uma vez que são os tributos indiretos que incidem sobre a produção, alterando a oferta. Os tributos diretos alteram a demanda, através da influência que exercem sobre a renda. Por exemplo, o aumento da alíquota do Imposto de renda tende a deslocar a curva de demanda para a esquerda, porque é o mesmo que redução de renda do consumidor. Assim, os tributos diretos influenciam a demanda, enquanto os indiretos influenciam a oferta. Se a questão não mencionar expressamente qual o tipo de tributo, raciocine como sendo tributo indireto (sobre a produção). 


    Fonte: aulas de Microeconomia do Estratégia Concursos.

  • Alteração do preço deslocamento ao longo da curva. A opção É a curva desloca se para esquerda

  • O deslocamento para a esquerda da curva de oferta (DIMINUIÇÃO DA OFERTA) de um bem num mercado de concorrência perfeita pode ser ocasionado, tudo o mais constante, por:

     

     e) um aumento da tributação indireta.

     

     

    Fatores Influenciadores da Oferta

     

    → Entre os fatores que podem influenciar a mudança na curva de oferta, deslocando-a para a direita ou para a esquerda, podemos citar os seguintes: 

     

    Tributos e subsídios: a cobrança de um novo tributo tende a deslocar a curva de oferta para a esquerda, reduzindo o número de bens e serviços ofertados, por reduzir a margem de lucro. Já a concessão de subsídios (repasses de recursos públicos para fazer frente a custos de produção), tendem a deslocar a curva para a direita. 

     

    Alfacon

  • a) uma diminuição do preço do bem substituto.

    ERRADA, pois não desloca a curva de oferta, mas sim a curva de demanda para esquerda.

    b) um aumento do número de consumidores do bem.

    ERRADA, pois não desloca a curva de oferta, mas sim a curva de demanda para direita.

    c) um aumento do preço do bem complementar.

    ERRADA, pois não desloca a curva de oferta, mas sim a curva de demanda para esquerda.

    d) uma redução dos preços dos insumos utilizados em sua fabricação.

    ERRADA, pois apesar de deslocar a curva de oferta para o movimento será para a direita a aumentando.

    e) um aumento da tributação indireta.

    CERTA, tendo em vista que a tributação indireta é repassada pelo produtor ao consumidor final, sendo embutido no preço final, representando assim um aumento do custo que desloca a curva de oferta para a esquerda.

  • a) Errado! O preço dos bens substitutos afeta a demanda e não a oferta.

    b) Mesma coisa. Outro fator que afeta a demanda.

    c) De novo: preços de outros bens afetam é a demanda.

    d) Aqui há, de fato, um fator que afeta a curva de oferta. Mas note que o efeito é o contrário: uma redução do preço dos insumos utilizados torna a produção mais barata. Isso expande a capacidade produtiva, ou seja, desloca a oferta para a direita.

    e) Correto! Lembre que tributos, na prática, aumentam o custo dos produtores, ou seja, deslocam a curva de oferta para a esquerda.

    Resposta: E

  • A questão quer o que diminui a oferta, ou seja, desloca para a esquerda a curva de oferta.

    A uma diminuição do preço do bem substituto.

    Exemplo de bens substitutos na produção: Brahma e Skol (ambas da Ambev). Logo, se o preço da Skol diminuir, a Ambev irá aumentar a oferta de Brahma: deslocamento da curva de oferta (de Brahma) para a direita.

    B um aumento do número de consumidores do bem.

    Se aumentar o número de consumidores, aumentará a demanda de mercado: a curva de demanda de mercado desloca-se para a direita.

    C um aumento do preço do bem complementar.

    Exemplo de bens complementares na produção: quando a Petrobras perfura poços, muitas vezes extrai petróleo E gás. Logo, se o preço do gás aumentar, o produtor aumentará a oferta do gás e, por consequência, do seu complementar - o petróleo: deslocamento da curva de oferta (do petróleo) para a direita.

    D uma redução dos preços dos insumos utilizados em sua fabricação.

    Se os preços dos insumos reduzirem, o custo de produção será menor. Logo, o produtor aumentará a oferta: deslocamento da curva de oferta para a direita.

    E um aumento da tributação indireta.

    A tributação indireta é sobre a produção. Assim, um aumento da tributação indireta aumentará o custo de produção. Logo, o produtor diminuirá a oferta: deslocamento da curva de oferta para a esquerda.