- 
                                Função emotiva. uma das principais funçoes são os verbos e pronomes na 1 pessoa. e é o que vimos: Ando devagar Porque já tive pressa E levo esse sorriso Porque já chorei demais. vejam que se refere a ele própio o "eu". boraaaaaaaaaaaa na Fé! e não na sorte!   
- 
                                A dúvida pode sobrevir sobre as funções poética e emotiva, então observe as diferenças:   a)Função Emotiva. o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.    e)Função Poética. O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos lingüísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música. É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto.   Contudo, o que predomina no texto é a função Emotiva(Expressiva).   GAB.A 
- 
                                Resposta "A": predomina a função emotiva, uma vez que o texto é centrado no emissor, exprimindo seus sentimentos e emoções.    Quanto as demais: (SACCONI, 2008) - Função apelativa/conativa: é centrada no receptor; texto sedutor e persuasivo. - Função metalinguística: é centrada no código; traz sempre uma explicação. - Função referencial/informativa: é a comunicação pura e simples; o emissor se limita a informar. - Função poética: é centrada na própria mensagem; é a função do estético, valoriza a informação pela forma como é veiculada.   ;)   
- 
                                Pode confundir um pouco com a função poética por ser uma letra de música... 
- 
                                ....   LETRA A - CORRETA – Segundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 322):   “Função emotiva (ou expressiva)       O objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emissor e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.” (Grifamos)     Ainda o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. Pag. 1131):     “Função Emotiva (Expressiva)   ·         o “eu” do texto é o centro da mensagem, na qual ele destaca seus próprios sentimentos, expressa suas emoções, impressões, atitudes, expectativas etc.;   ·         é um texto pessoal, cercado de subjetividade;   ·         algumas marcas gramaticais indicam que tal função é a predominante no texto: verbos e pronomes de 1ª pessoa, frases exclamativas, certas interjeições, vocativos, reticências, termos e expressões modalizadoras etc.;   ·         é a linguagem das músicas românticas, dos poemas líricos e afins.” (Grifamos) 
- 
                                Função Emotiva O emissor atribui maior valor a si mesmo, o que se manifesta no uso predminante de: - Primeira pessoa verbal: Quando estive em tua casa, convivi com tua ausência. - Interjeições: Ai! esqueci tudo em casa.   Fonte: Apostila Vestcon 
- 
                                TODA VEZ QUE MARCO FUNÇÃO POÉTICA EU ERRO, INCRÍVEL...