SóProvas


ID
1916842
Banca
FAEPESUL
Órgão
Prefeitura de Nova Veneza - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentro da Psicologia Social uma das estratégias de intervenção utilizada com os grupos familiares é a visita domiciliar. Essa intervenção é possibilitada por meio de técnicas desenvolvidas por terapeutas familiares conhecidas como: 

Alternativas
Comentários
  • O trabalho com Grupos Multifamiliares se apresenta como um instrumento que alcança tais objetivos, bem como demonstra eficácia no alívio de tensões, compartilhamento de sentimentos e ampliação da consciência sobre os problemas enfrentados e busca de soluções (Costa 1998, 1998a). Complementar a essa proposta mais educativa e preventiva dos Grupos Multifamiliares, Brandão (2001) investigou a tão praticada - mas pouco estudada - Visita Domiciliar como estratégia de intervenção com famílias de baixa renda. Esse instrumento mostrou-se adequado para aprofundar intervenções de questões que não são possíveis em grupo; vincular a família à instituição pela qual a visita acontece e mobilizar as redes sociais, pois o espaço da casa em famílias de periferia não tem o aspecto privado das famílias de classe média alta. A presença constante de vizinhos indica, não apenas que eles também compartilham daquela realidade, como também expressam uma rede de apoio da família (Brandão, 2001; Brandão & Costa, 2003).

    A intervenção a partir desse enfoque tem sido possibilitada por meio de técnicas desenvolvidas por terapeutas familiares, como a circularização e a devolução. A circularização é uma técnica que visa mobilizar fala de todos os presentes (Anderson & Goolishian, 1993; Boscolo, Cecchin, Hoffman & Penn, 1993) e a devolução, utilizada nas visitas, é uma carta que os visitadores escrevem para a família sobre o tema conversado, com o objetivo de mostrar novas formas de pensar sobre ele, provocar a família e ampliar a compreensão sobre o problema discutido (Ausloos, 1996; Molina-Loza, 2000; 2000a; Neubern et al., 2000).

     

      Liana Fortunato Costa e Shyrlene Nunes Brandão . Abordagem clínica no contexto comunitário: uma perspectiva integradora.

  • Técnicas desenvolvidas por terapeutas familiares.

    circularização é uma técnica que visa mobilizar fala de todos os presentes e a devolução, utilizada nas visitas, é uma carta que os visitadores escrevem para a família sobre o tema conversado, com o objetivo de mostrar novas formas de pensar sobre ele, provocar a família e ampliar a compreensão sobre o problema discutido.

    Em ambas buscam a mobilização das redes sociais constitui preocupação central, a fim de que possam ser incluídos, na resolução das questões que emergem, outros indivíduos e instituições da comunidade.

  • A questão foi retirada literalmente da página 23 do livro Intervenções Grupais na Saúde (Marra; Fleury). Super específico. Em todos os outros artigos que procurei sobre visita domiciliar e Psicologia Social, não foi mencionada essa técnica. Mas ok... a banca é quem manda!