Resposta "D"
A teoria populacional reformista surge no pós Segunda Guerra Mundial, e traz uma visão contrária as teorias Malthusiana e a Neomalthusiana (sua contemporânea), que acreditam no subdesenvolvimento dos países como resultado do alto índice populacional, do outro lado os reformistas consideram que esse crescimento da população é o resultado de um intenso processo de exploração que os países menos desenvolvidos sofreram a partir dos mais desenvolvidos. As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a famosa sociedade de classes.
Teoria Malthusiana - (1776-1834), foi publicada em 1798. Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão (1, 2, 3, 4, 5, 6...). Malthus chegou a propor como única solução - para o problema da defasagem entre população e alimentos - o que ele chamou de "sujeição moral", ou seja, a própria população deveria adotar uma postura de privação voluntária dos desejos sexuais, com o objetivo de reduzir a natalidade, equilibrando o crescimento demográfico com a possibilidade de expansão da produção de alimentos.
A Teoria populacional Neomalthusiana é uma teoria demográfica que se baseia em fundamentos ligados ao malthusianismo, surge nas primeiras décadas do século XX, e ganha mais influência após a Segunda Guerra Mundial. A Teoria Neomalthusiana acredita que o alto índice populacional presente nos países subdesenvolvidos (assim vistos na época) era o principal fator para que o país possuísse baixa renda per capita, consequentemente baixa economia e até mesmo estado de miséria.
GAB D- Neomalthusiana- teoria embasa no surto populacional do pós segunda guerra mundial (baby boom)
-Qual é o problema? Estão nascendo muitas pessoas e isso acabará com os recursos (Rápido crescimento= miséria.)
-Qual é a solução?
1)Métodos contraceptivos,
2)Planejamento familiar,
3)Esterilização nos países subdesenvolvidos- focada nos países subdesenvolvidos, porque eles são responsáveis pelo rápido crescimento populacional. E o que isso mudaria nos países subdesenvolvidos? porque há menos pessoas para o Estado cuidar, ou seja, quanto maior for a população menor vai ser a distribuição do capital.