SóProvas


ID
1917193
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Esteve relacionado com as causas da Revolta de Beckman a(o)(s)

Alternativas
Comentários
  • A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão) em 1684.

     

    Causas

    Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682. 

     

    Os comerciantes reclamavam do monopólio da Companhia.

     

    Os proprietários rurais contestavam os preços pelos quais a Companhia pagava por seus produtos.

     

    Já grande parte da população maranhense estava insatisfeita com a baixa qualidade e altos preços cobrados pelos produtos manufaturados comercializados pela Companhia na região. Outros produtos como trigo, bacalhau e vinho chegavam à região em quantidade insulficiente, demoravam para chegar e ainda vinham em péssimas condições para o consumo.

     

    Havia também o problema de falta de mão-de-obra escrava na região. Os escravos fornecidos pela Companhia eram insulficientes para as necessidades dos proprietários rurais. Uma solução seria a escravização de indígenas, porém os jesuítas eram contrários. 

     

    GABARTO: LETRA B

    FONTE: https://www.historiadobrasil.net/resumos/revolta_de_beckman.htm

  • Liderados por Manuel e Tomás Beckman, os colonos expulsaram os jesuítas da região e fizeram um levante contra o monopólio do comércio pela companhia. Os resultados foram a extinção da Companhia de Comércio do Maranhão e em seu lugar veio a Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, a prisão e execução de Manuel Beckman e Jorge Sampaio.

    Fonte: Meus resumos

  • A) GUERRA DOS MASCATES- PERNAMBUCO(1710)

    B) REVOLTA DE BECKAMAN - MARANHÃO (1684)

    C) REVOLTA DOS EMBOABAS- Região mineradora ( 1708- 1709)

    D INCONFIDÊNCIA MINEIRA - 1789

    E) CONJURAÇÃO CARIOCA - 1794

  • A) GUERRA DOS MASCATES- PERNAMBUCO(1710)

    B) REVOLTA DE BECKAMAN - MARANHÃO (1684)

    C) REVOLTA DOS EMBOABAS- Região mineradora ( 1708- 1709)

    D INCONFIDÊNCIA MINEIRA - 1789

    E) CONJURAÇÃO CARIOCA - 1794

  • FAÇA O QUE PRECISA SER FEITO!

    FORÇA, FOCO E FÉ!

  • A) GUERRA DOS MASCATES = GUERRA ENTRE OS SENHORES DE ENGENHO DE RECIFE E OLINDA

    B) REVOLTA DE BECKMAN = JESUÍTAS PROIBIAM A ESCRAVISÃO DE ÍNDIO CATEQUISADOS POR VALEREM MAIS

    C) GUERRA DOS EMBOABAS = GUERRA ENTRE BANDEIRANTES E PORTUGUESES PELO O OURO, EM QUE OCORREU A TRAIÇÃO DO CAPÃO

    D) CONJURAÇÃO MINEIRA = QUERIAM LIBERDADE E AUTONOMIA DE PORTUGAL, ADVINDO DE IDEIAS ILUMINISTAS

    E) VÁRIAS TINHAM ESTE CARÁTER

  • A Revolta de Beckman (1684)

    Em 1684, um grupo de senhores de engenho e comerciantes liderados pelos irmãos Manuel e Thomas Beckman, se revoltaram contra a situação do Maranhão no final do século XVII. Até então, a escravização dos indígenas para que desempenhassem os trabalhos braçais era algo comum na região, mas um decreto do rei português D. Pedro proibiu que os nativos continuassem a ser subjugados.

    Para os colonos, a restrição do uso dos indígenas comprometia a oferta de mão de obra para as atividades do engenho, afetando economicamente os produtores da região. Além disso, a metrópole também havia criado a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, com o objetivo de monopolizar as exportações dos produtos da região, e consequentemente, evitar o contrabando e a sonegação de tributos.

    A Companhia prometia trazer até 10.000 escravos negros em 20 anos, abastecer o mercado interno e melhorar a indústria e a lavoura. Contudo, os escravos não chegaram na quantidade e preço prometidos, e os alimentos que ali desembarcavam eram de má qualidade e até mesmo estragados. A Companhia também se utilizou da tática de adquirir somente cravo e pano, recusando o açúcar, o cacau, o couro e o tabaco produzidos na região. Com isso, os artigos baixavam de preço e se tornavam mais vantajosos para serem comprados.

    Diante do aumento do cerco de Portugal, os colonos, liderados por Manuel Beckman, o Bequimão, tomaram o local onde eram vendidos os produtos da região para a Companhia de Comércio e deram voz de prisão aos funcionários da metrópole. Também depuseram o governador da capitania, nomeando em seu lugar uma junta administrativa instalada na Câmara Municipal. Por fim, expulsaram os jesuítas, considerados culpados pela decisão real que proibia a escravização dos indígenas. 

  • GABARITO - B

    obstáculos que os jesuítas impunham à escravização dos indígenas.

  • https://youtu.be/j-6EW6CUh3I

  • GABARITO - B

    Naquela época, os jesuítas eram contras a escravização indígena, e isso prejudicava muito os comerciantes de escravos, o que levaram os mesmos a se rebelar na Revolta de Beckman, com os líderes irmãos Beckman.

    CAVEIRA!