Gabarito: E
De forma a auxiliar os países desenvolvidos e os de economia em transição para o capitalismo – conhecidos tecnicamente como Países Anexo I - a cumprirem suas metas de redução ou limitação de emissões, o Protocolo de Quioto contemplou três mecanismos de flexibilização: Comércio de Emissões, Implementação Conjunta e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Comércio de Emissões: Apenas aos países do Anexo I (desenvolvidos): Os países que já cumpriram sua meta de redução de GEE podem comercializar o excedente com outros países do Anexo I que não tenham atingido sua meta de redução.
Implementação Conjunta: Apenas aos países desenvolvidos. Acontece quando dois ou mais deles implementam projetos que reduzam a emissão de GEE (gases de efeito estufa) para posterior comercialização.
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL): Possibilita a participação dos países em desenvolvimento no tratado. Países desenvolvidos ou de economia de transição para capitalismo podem comprar os chamados “créditos de carbono”, denominados “reduções certificadas de emissões” (RCEs) resultantes de atividades de projeto desenvolvidas em qualquer país em desenvolvimento que tenha ratificado o Protocolo.