-
Mapas Estratégicos permitem visualizar os diferentes itens do BSC de uma organização, numa cadeia de causa-efeito que conecta os resultados almejados (objetivos da organização) com os respectivos impulsores.
-
Em Mapas Estratégicos, o terceiro e último livro, Kaplan e Norton aprofundam o estudo do Balanced Scorecard e apresentam um modelo de correlação dos indicadores. Para os autores não se consegue gerenciar o que não se pode medir, e não se consegue medir o que não se pode descrever. O mapa estratégico tenta resolver este problema, ao fornecer um modelo para uma representação simples, numa única página, das relações de causa e efeito entre os objetivos tanto das dimensões aprendizado/crescimento e processos internos (vetores do desempenho), quanto das dimensões mercadológica e econômico-financeira (resultados) da estratégia.
-
A metotodologia do BSC foi aprimorada mediante a inserção de "mapas estratégicos", com o objetivo de melhorar a "visualização estratégica" e as relações de causa e efeito entre as perspectivas, proporcionando a integração dos objetivos de cada uma delas de acordo com o foco de metas financeiras e dos clientes". (Christiane Ogassara, 2009)
-
Usando as 4 perspectivas do BSC, é possível se estabelecer causa e efeito entre os objetivos da empresa como visto no exemplo abaixo. Note que tal análise gera metas e, paralelamente, indicadores para mensurar aquelas e correlacionar a dita causalidade dentro da estratégia da organização.
Gabarito- B
-
Sempre que vejo a expressão causa e efeito automaticamente penso no Diagrama de Ishikawa.
Enfim, após pesquisar em diversos livros, encontrei o mapa da estratégia na pg. 266 - livro Planejamento estratégico - Chiavenato e Arão Sapiro, não consegui anexá-lo, a ilustração explica de forma clara como se dá tal relação.
Se tiverem interesse é só me enviar um e-mail (michelle.ferreiradacunha@gmail.com) que respondo com o mapa anexado. :) - afinal, vale tudo por um pontinho a mais.
-
Questão B
O Mapa estratégico constitui uma forma de esboçar os objetivos nas quatro perspectivas e as suas relações de causa e efeito para uma fácil visualização para todos os membros da empresa.
-
GABARITO: Letra B
Segundo Kaplan e Norton (1997, p. 25), o Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho.
Portanto, a partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.
-