SóProvas


ID
1919812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas VoIP (Voice over Internet Protocol), julgue o item a seguir.

Entre os problemas enfrentados por sistemas VoIP inclui-se a existência de eco na transmissão devido à ocorrência de jitter.

Alternativas
Comentários
  • A ocorrência de eco nas chamadas telefônicas também acontece devido ao atraso fim a fim. Esse tipo de atraso pode decorrer devido ao atraso de propagação do sinal no meio de transmissão (cabos, fibras ópticas, wireless), e também o tempo gasto com o processamento da digitalização e compressão de voz, feito pelo codec implementado.

    Outro atraso a ser considerado é o de empacotamento, que é o tempo necessário de geração de um número suficiente dos pacotes de voz para preencher o payload (carga útil) do pacote IP. Dessa forma seria correto dizer que o atraso na transmissão ocasiona o eco, e não o jitter que é a variação do atraso.

     

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv2/pagina_2.asp

  • Ocorre eco sempre que o som refletido por um determinado obstáculo retorna ao emissor em um tempo igual ou superior a 0,1 s. Assim, há a nítida separação entre o som produzido pela fonte e o som refletido por um obstáculo qualquer.

  • Alguém consegue comentar melhor como exatamente o atraso ocasiona eco, segundo o que postou o @Jhony Lanzza?

     

    Pesquisando sobre eco em VoIP, achei isso (https://eng.registro.br/pipermail/gter/2005-September/009279.html):

    Ou seja, não é VoIP propriamente quem introduz eco - ele não tem como fazê-lo, ou seja, a transmissão de voz digitalizada por pacotes é full duplex por natureza, usa dois canais separados, e não pode gerar eco; não tem como. O eco aparece quando a conversa passa por um trecho analógico, e quando há mistura de canais de ida e de volta (o que acontece nos subscriber loops a 2 fios). Bom, tem também um eco que aparece quando a mistura acontece "no ar", quando uam das pontas usa um PC com microfone/alto-falante - ou mesmo aparelho com viva-voz.

  • Entre os problemas enfrentados por sistemas VoIP inclui-se a existência de eco na transmissão devido à ocorrência de LATÊNCIA.

    Latência: atraso fim a fim

    Jitter: Variação da Latência.

  • Entre os problemas enfrentados por sistemas VoIP inclui-se a existência de eco na transmissão devido à ocorrência de LATÊNCIA.

    Latência: atraso fim a fim

    Jitter: Variação da LatênciA

  • Se vc estiver com pressa, saiba logo que não há ocorrência de eco na transmissão Voip. Porque a voip é virada! Pegou o bizu? A voip pode tudo, tudo é melhor, vence todos, veio pra ficar, inovou o sistema de voz, é uma princesa de Recife, linda e sem defeitos! Rsrs

    Leve isso pra sua questão e vc acerta tudo sobre voip.

    Já pode partir pra a próx questão...

    Se quiser saber mais um pouco, então vamos lá!

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Jitter:

    Caracteriza-se pela variação do atraso entre os pacotes transmitidos. Esse fator afeta apenas a transmissão de voz. Caso o jitter seja muito alto, ou seja, caso haja uma demora excessiva entre o envio e o recebimento de um pacote, a ligação pode ficar difícil de compreender.

    Como melhorar o jitter: através de um procedimento chamado jitter control, protocolos RTP e RTCP coletam informações em tempo real e enviam para aplicações que, então, podem compensar o jitter durante uma ligação e fazer os ajustes necessários para que os pacotes recebidos sejam em um fluxo contínuo.

    Eco Acústico:

    Um eco acústico é o reflexo de um sinal sonoro. Seu poder e amplitude e a quantidade de atraso entre o sinal emitente e o sinal refletor determinam se o eco será detectado pelo alto-falante.

    Como melhorar o eco acústico: esse problema pode surgir ao utilizar um computador para comunicação em tempo real. Quando isso acontecer, o ideal é utilizar headsets auriculares ou terminais VoIP com microfones integrados ao invés de microfones separados dos alto-falantes. Na maioria dos casos, isso costuma eliminar todo o eco acústico presente na ligação.

    Neste sentido, não há ocorrência de eco na transmissão Voip. Quando na verdade, o Voip é a solução do eco.

    Com relação ao Jitter que é o atraso da informação, o sistema Voip já disponha de protocolos para esta solução que neste caso podemos citar o TCP, RTP e UDP. (controle de fluxo, transporte em tempo real e velocidade - respectivamente)

    GAB.: ERRADO

  • Latência: atraso fim a fim

    Jitter: Variação da Latência

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    JITTER É O DESVIO-PADRÃO EM RELAÇÃO À ENTREGA DE PACOTES NUM CANAL DE TRANSMISSÃO.