SóProvas


ID
1919860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere a roteadores, julgue o item que se segue.


As rotas ótimas em uma rede podem ser descritas, com base no princípio de otimização, sem se levar em consideração o tráfego ou a topologia da rede.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é "C", mas discordo, como rotas numa rede podem ser otimizadas sem levar em consideração o tráfego ou topologia da rede??

  • É o poder tudo da CESPE. Pode? pode sim... tudo é possível. Princípio da CESPE onde 99,99% pode tudo!

  • É possível criar uma descrição geral das rotas ótimas sem levar em conta a topologia ou o tráfego de rede. Essa descrição é conhecida como princípio de otimização. Esse princípio estabelece que, se o roteador J estiver no caminho ótimo entre o roteador I e o roteador K, o caminho ótimo de J até K também estará na mesma rota. Para validar isso, chamaremos a parte da rota entre I e J de r1 e o restante de r2 . Se existisse uma rota melhor que r2 entre J e K, ela poderia ser concatenada com r1 para melhorar a rota entre I e K, contradizendo a afirmação de que r1r2 seria a melhor rota. Como conseqüência direta do princípio de otimização, é possível observar que o conjunto de rotas ótimas de todas as origens para um determinado destino forma uma árvore com raiz no destino. O objetivo de todos os algoritmos de roteamento é descobrir e utilizar as árvores de escoamento em todos os roteadores. Como uma árvore de escoamento é de fato uma árvore, ela não contém loops; portanto, cada pacote será entregue dentro de um número finito e limitado de hops. Fonte: http://efagundes.com/networking/algoritmos-de-roteamento/o-principio-de-otimizacao/
  • Correto! Texto retirado do livro do Tenembaum, 4ª edição (5.2.1 - O princípio de otimização).

  • Nessas horas eu me sinto um pouco arrogante por contestar o grande Tanembaum. Mas o uso da palavra "podem" faz sim com que a afirmativa seja verdadeira. "Tudo é possível". Errei, mas o gabarito é C.

  • "é possível criar uma descrição geral das rotas ótimas sem levar em conta a topologia ou o tráfego de rede. Essa

    descrição é conhecida como princípio de otimização"

    Fonte: Retirado do livro do Tenembaum

  • Jéssica, o seu objetivo aqui é passar? ou estou errado? O meu eh passar - e pra PMPA, q não é a Polícia Militar do Estado do Pará, mas sim a Prefeitura Municipal de Pâu Amarelo!!!

    Quer 1 dica? Se vc ler no livro do Tanenbaum(usado pela maioria das bancas), q 1 roda é quadrada, e não circular, então ela é quadrada; se vc ler q Bill Gates é pobre (e véi enxerido!!!***), então eh isso q ele é!!! Por fim, se no livro dele estiver escrito q vc, Jéssica, na verdade se chama Pablo, aceite, pois, no dia da prova, as bancas chamarão vc de Pablo (a Pablo) e, se vc não responder "presente", estará reprovada!!!

    As vidas, às vezes, exige q nós participemos da SEITA!!!

    ACEITA, Q DÓI MENOS!!!

    Dado esse "conselho", vamos meter foice nessa questaõ com o mestre Tanenbaum[1]:

    Segundo Ele[1], "Antes de estudarmos algoritmos específicos, talvez va-lha a pena lembrar que é possível criar uma descrição geral das rotas ideais sem levar em conta a topologia ou o trá-fego de rede. Essa descrição é conhecida como princípio de otimização (Bellman, 1957). Esse princípio estabelece que, se o roteador J estiver no caminho ideal entre o rotea­dor I e o roteador K, o caminho ideal de J até K também estará na mesma rota. Para confirmar isso, chame a parte da rota entre I e J de r 1 e o restante de r 2 . Se existisse uma rota melhor que r 2 entre J e K, ela poderia ser concatenada com r 1 para melhorar a rota entre I e K, contradizendo nos-sa afirmação de que r 1 r 2 é ideal.

    Pra cima deles, bixâ!!! Vamos q vamos, moçada!

    Fonte:

    [1] Redes, Tanenbaum, 5ed

  • eu racho o bico com esse concurseiro quase nada kkkkkkkkkkkk

  • "Antes de estudarmos algoritmos específicos, talvez valha a pena lembrar que é possível criar uma descrição geral das rotas ideais sem levar em conta a topologia ou o tráfego de rede. Essa descrição é conhecida como princípio de otimização (Bellman, 1957). Esse princípio estabelece que, se o roteador J estiver no caminho ideal entre o roteador I e o roteador K, o caminho ideal de J até K também estará na mesma rota."

    Redes de Computadores, Tenembaum

  • Essa para concurseiro chorar. Tipo, se está escrito num livro, então aceite que doí menos.

  • Um exemplo é o protocolo OSPF